5 receitas para crianças intolerantes à lactose


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Receitas para crianças intolerantes à lactose It Mãe

Inchaço abdominal, gases, cólica, náuseas, vômito, diarreia e até mesmo cãibras são sintomas da ingestão de lactose por pessoas que são intolerantes a este componente. Esses sinais são ainda mais violentos e preocupantes quando quem convive com esse probleminha são crianças intolerantes à lactose.

Se o seu filho é intolerante à lactose, isso não significa que ele precisa se privar de guloseimas que fazem brilhar os olhos de toda criança. Com cuidados e as receitas certas, é possível colocar na mesa alimentos sem lactose que têm praticamente o mesmo sabor das versões com este tipo de açúcar.

Confira abaixo 5 receitas para crianças intolerantes à lactose:

Receita de pão de queijo zero lactose It Mãe

1. Pão de queijo

Uma receita bastante simples para o café da manhã ou o café da tarde! Comece descascando uma batata-doce, cortando-a em pedaços e cozinhando-os até que fiquem macios. Em seguida, amasse os pedaços até que eles virem um purê e separe uma xícara.

Antes do próximo passo, pré-aqueça o forno a 180°C. Depois, misture o purê com duas xícaras de polvilho azedo, duas colheres de sal e duas colheres de sopa de óleo vegetal. Um incremento interessante é lichia ou até mesmo ervas finas, como salsinha e cebolinha.

O passo final é modelar bolinhas e colocá-las em uma fôrma. Lembre-se de deixar um espaço entre elas, porque elas incharão e crescerão quando estiverem assando. Deixe os pães de queijo no forno pré-aquecido por 25 minutos e estarão prontos!

2. Iogurte de coco

Outra opção leve para um café da manhã ou café da tarde bastante nutritivo! O preparo é bem simples, confira:

Em uma panela, coloque duas xícaras de leite de coco caseiro, uma colher de chá de agar agar e misture bem.

Coloque a mistura no fogão, em fogo baixo, e mexa por dois minutos. Em seguida, coloque a mistura no liquidificador com mais meia xícara de leite de coco caseiro e bata em velocidade alta. O próximo passo é despejar a mistura em um pote na geladeira por quinze minutos.

Depois de tirar da geladeira, coloque esse iogurte no liquidificador com mais meia xícara do leite de coco caseiro, uma colher de sopa de adoçante e meio limão espremido. Bata em velocidade média, misture um pouquinho manualmente em seguida e está pronto!

Receitas para crianças intolerantes à lactose Muffin de Mirtilo It Mãe

3. Muffins de blueberry (mirtilo)

Não tem coisa mais gostosa do que ver uns muffins quentinhos saindo do forno em um fim de tarde, né? Essa receita é ótima para fazer uma festa com os pequenos e ainda introduzir esta fruta não muito comum na dieta deles.

Comece pré-aquecendo o forno em temperatura média e coloque pequenas formas de papel nas formas de metal para muffins/cupcakes. Em uma tigela, misture uma xícara e meia de farinha de trigo, meia xícara de açúcar demerara orgânico, uma pitada de sal, três quartos de uma xícara de leite vegetal, duas colheres de fermento em pó, um quarto de xícara de óleo vegetal.

Misture tudo e, quando conseguir uma massa homogênea, adicione uma xícara de blueberries (mirtilos) frescos. Em seguida é só encher as fôrmas com a massa, mas não coloque até o topo, porque os muffins crescerão! Asse por cerca de 25 minutos e está pronto!

4. Lasanha bolonhesa de espinafre

Ótima opção para o almoço, essa lasanha vai encher os olhos de qualquer criança. Confira como é simples de fazer: em uma panela/frigideira, esquente óleo e então refogue uma cebola picada e três dentes de alho picados por dois minutos.

Em seguida, acrescente 500g de carne moída, sal e pimenta a gosto. Refogue até a água secar. O próximo passo é adicionar oito tomates picados e deixar cozinhar por 20 minutos. No final, adicione cheiro-verde.

Para fazer a massa de espinafre, bata cinco ovos, três xícaras de espinafre picado, uma colher de sopa de óleo e uma colher de chá de sal no liquidificador. Coloque a mistura em uma bacia e adicione quatro xícaras de farinha de trigo para amassar até a massa ficar lisa.

Por fim, cubra a massa e deixe-a descansar por meia hora. Após esse tempo, abra a massa com um cilindro ou máquina para macarrão e deixe-a descansar.

Para montar as camadas, comece com um pouco deste molho vermelho, adicione uma camada de massa de espinafre já cozida, outra camada do molho, e assim por diante. Em seguida, leve a lasanha ao forno pré-aquecido a 200°C por 35 minutos e estará pronta!

Receita de brigadeiro sem leite condensado para crianças intolerantes à lactose It Mãe

5. Brigadeiro sem leite condensado

Já deu água na boca só de ler, né? Não tem forma melhor de agradar os pequenos do que uma guloseima como essa, e melhor: saudável e sem perigo para crianças intolerantes à lactose!

A receita é bem simples, confira:

Coloque em uma panela meia xícara de leite de soja, duas colheres de sopa de cacau em pó, duas colheres de sopa de açúcar, uma colher de sopa de creme vegetal e 400g de chocolate meio-amargo sem lactose picado. Em fogo baixo, misture tudo isso até derreter.

Não espere dar o ponto de um brigadeiro, porque isso não vai acontecer. Quando tudo derreter e ficar levemente cremoso, tire do fogo. Depois de pronta a massa, você escolhe como servir: em copinhos, tigela e colher ou em forma de bolinhas, o mais tradicional. Para que seja possível formar as bolinhas, leve a massa à geladeira até ficar firme, aí é só enrolar e passar no granulado.

Curtiu as receitas? Aproveite e veja também 5 brincadeiras para ampliar o paladar das crianças.

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)