Agosto dourado: como se preparar para amamentar sem stress


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Agosto dourado - It Mãe

O mês de agosto é conhecido como “agosto dourado”, que simboliza o incentivo ao aleitamento materno. E hoje, 1º de agosto, também é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. 

Porém, esse processo de amamentação pode ser complexo e estressante para grande parte das mulheres. Por isso, conversamos com a especialista em amamentação Karina Cristina, que tem 12 anos de experiência como enfermeira obstetra e 6 anos atuando como consultora em aleitamento, para dar algumas dicas valiosas para você. 

A profissional, que oferece consultoria personalizada para as mães e famílias que estão dando os primeiros passos na recepção do bebê, ressaltou que a preparação e o acesso à informação é essencial para a amamentação correta e sem stress.  

“Se as mães puderem ter acesso à consultoria ou até a cursos, é ótimo para ter mais conhecimento. Tudo o que vem para o preparo é fundamental, desde o quarto, o enxoval, o parto mas, principalmente, sobre a amamentação, pois é o que você mais vai fazer por um período muito longo”. 

Agosto dourado: como preparar a mama para o aleitamento? 

Um grande mito da amamentação é sobre os inúmeros processos caseiros para preparar a mama para esse momento. Porém, Karina afirmou que não é necessário. “A melhor forma de preparar a mama para amamentação é não fazer nada. Passar a bucha ou cortar o sutiã não funcionam, já que os próprios hormônios vão preparar seu mamilo”.

E completou: “Quando a amamentação se inicia, o mamilo fica mais sensível, mas isso é comum na primeira semana, já que ele está se preparando para a sucção”. 

Agosto dourado Karina Cristina - it Mãe
Foto: (Divulgação/Karina Cristina)

Conforto e tranquilidade na hora da amamentação 

Karina aconselha as mães a procurarem sempre um local calmo e bem sossegado para amamentar. Almofadas de amamentação ou até mesmo cobertas e travesseiros são ótimas para dar apoio durante o aleitamento. “O importante é você estar confortável e apoiada para que esse momento seja calmo e transmita tranquilidade ao bebê”. 

Rede de apoio para mães

Muitas mães acabam ficam sobrecarregadas com a chegada do bebê, por isso, é importante montar uma rede de apoio com pessoas que possam auxiliá-la. “Dar atenção e carinho para a mãe é muito importante e essa rede de apoio pode fazer isso. O apoio emocional é muito importante. Ter empatia com essa mãe é o mais importante”. 

Entenda a importância da Golden hour

Tão importante quanto a preparação para o aleitamento, é saber o valor da chamada Golden hour – a primeira amamentação – por seus inúmeros benefícios para o bebê e também para a mãe. 

“Seu bebê acaba de vir ao mundo e esse é um momento mais que especial. Não há melhor maneira de dar as boas-vindas para o seu pequeno do que “dar o peito” na primeira hora após o nascimento. O contato pele a pele e a amamentação na primeira hora de vida reduz em 22% a mortalidade neonatal. Além disso, ajuda adaptação do aparelho respiratório, protege contra o desenvolvimento de icterícia, regula a temperatura do bebê e possibilita o desenvolvimento do sistema imunológico”, explicou Karina.

A profissional ressaltou que a golden hour não é uma “moda”, e sim uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) devido aos benefícios que traz ao recém-nascido. “O colostro é rico em anticorpos e tem todos os nutrientes necessários para nutrir adequadamente o recém-nascido”.

Aliás, não é só o bebê que se usufrui desse momento. “A mãe também tem benefícios com a amamentação na primeira hora de vida. Ajuda na descida do leite, aumenta o vínculo com o bebê, ajudando a diminuir os sintomas do período baby blues e acelera a produção de hormônios importantes, como a ocitocina que auxilia tanto na amamentação quanto na contratação uterina, sendo assim, previne hemorragias”, justificou Karina. 

SERVIÇO PARA IT MÃES: Para saber mais sobre o trabalho de assessoria da Karina Cristina, basta acessar o site oficial ou entrar em contato através do telefone (11) 9 8608-8490. Além disso, fique por dentro também de todas as novidades por meio do Instagram.    

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)