Você faz tudo no último segundo?


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa
Especialista em organização residencial e pessoal, consultora e palestrante

Faz tempo que nosso dia de 24 horas parece curto. São tantos compromissos, tarefas e urgências que temos a impressão de que nossa vida não cabe (ao menos na maior parte das vezes) em 24 horas diárias.

Eu mesma, quando comecei minha graduação e já trabalhava (cursei toda a graduação no período noturno) me perguntava como daria conta de, com apenas duas dúzias de horas por dia, ler todos os livros que precisasse – e ainda os que tivesse vontade. Foi naquela época que a organização do meu tempo passou a fazer toda a diferença na minha rotina – e no meu rendimento escolar.

Comecei a traçar tudo o que queria – e o que eu não queria (muito importante, pois sem saber o que você não quer às vezes fica difícil estabelecer prioridades). Anotei também quanto tempo precisava para cada coisa e quanto queria gastar com cada uma delas. O fato é que, em pouco tempo, pude perceber que organizar minha rotina de estudos me permitia estudar mais do que colegas de faculdade que sequer trabalhavam. Com tempo ocioso em excesso e sem organização alguma, ainda lhes parecia que tinham menos tempo e mais tarefas do que eu.

É claro que abri mão de outras tarefas para estudar, que deixei de ir a (várias) festas porque preferia colocar a leitura escolar em ordem. E é claro que muitas pessoas (até hoje!) ainda me acham sistemática demais e escrava da minha organização. Mas o fato é que a organização, ao contrário do que ouço muitos desorganizados afirmarem, não aprisionou (nem aprisiona) meu dia. Organizar minha rotina diária me permite, ao contrário, escolher as tarefas que quero executar a cada dia. Com a rotina desorganizada, a sensação não seria de escolha,  mas de aprisionamento às urgências e imprevistos que acontecem todos os dias. Acredito tanto nisso que fiz da organização a minha profissão ao criar a consultoria Home Organizer.

Em todos os sentidos da minha vida, a organização me liberta, e me permite ter apenas poucas vezes a conhecida sensação de “correria”. Sei que há pessoas que acham até chique dizer que estão com a vida corrida e que não tem tempo para nada, mas prefiro me regozijar nos meus dias organizados, com possibilidades de mudança e com (bem pouca) correria.

Conheça meu Curso de Organização Pessoal especial para Mulheres e pare também de ficar na correria!

Um beijo,

Ingrid Lisboa

 

  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)