Receitinhas leves – e delícia – para dias de calor


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

Brusquetinhas light com pão de forma integral – tem de salmão com guacamole e de berinjela com tomatinho cereja (foto: Érica Folloni)

Sim, nas férias a gente tem licença pra não ficar pensando em calorias! Mas dá pra ser mais light sem abrir mão do sabor. Reuni aqui algumas receitinhas da minha irmã Érica Folloni que além de stylist, corredora e tia coruja, adora ir pra cozinha fazer pratinhos gourmet. E ela garante: é tudo fácil tá? Ótimos para fazer na temporada de férias na praia e aproveitar para apresentar novos sabores para as crianças. Para comer em volta da piscina, fazer um jantarzinho mais leve à noite… ou quando e como você preferir.

 

Brusqueta de berinjela

Você vai precisar de:

  • Fatias de pão de forma integral
  • Caponata de berijela (que você pode comprar pronta ou fazer*)
  • Tomatinho grape ou cereja
  • folhas de manjericão fresco

Como fazer: Corte as fatias de pão integral ao meio, coloque em uma assadeira e leve ao forno para ficar tostadinho e crocante. Ponha em cada fatia de pão a caponata de berinjela, um tomatinho grape ou cereja (ou meio, se for grande depois) e uma folha de manjericão fresco (se quiser, pode colocar também meia mussarela de búfula em cada um).

*Receita da caponata de berinjela: Pique uma berinjela em cubinhos pequenos – não precisa tirar a casca. Refogue numa panela com azeite e sal a gosto. Vá mexendo, coloque uvas passas e um pouco de pimenta síria. Desligue o fogo quando estiver com uma consistência de pasta)

Brusqueta de guacamole e salmão

Você vai precisar de:

  • Fatias de pão de forma integral
  • Guacamole (clique aqui para ver a receita, que também é fácil e refrescante)
  • Salmão defumado (we love!)

Como fazer: Corte as fatias de pão integral ao meio, coloque em uma assadeira e leve ao forno para ficar tostadinho e crocante. Ponha em cada fatia de pão a guacamole e um filete de salmão defumado em rolinho.

Esse beiju de ovo mexido com salmão defumado é tudo de bom (foto: Érica Folloni)

Canapé de beiju 

Você vai precisar de:

  • Tapioca (gosto da marca Da Terrinha)
  • 2 Ovos
  • Uma bandejinha de salmão defumado
  • Sal a gosto (para o ovo mexido)
  • Azeite (para o ovo mexido)
  • Gergelim preto

Como fazer: Faça um ovo mexido  – receita básica: coloque numa frigideira uma colher de sopa de azeite, sal a gosto, 2 ovos. Mexa bem para ficar com pedaços pequeninhos. Reserve. Numa frigideira, coloque pequenas porções do pó de tapioca formando de rodelas (para ficar do tamanho de uma torrada de canapé de beiju – se quiser, use uma forminha redonda) e ligue o fogo médio. Quando estiver soltando da panela, vire cada canapé deixe mais um minutinho. Em seguida, coloque num prato cada mini beiju. Sobre ele, ponha um pouco de ovo mexido, um salmão defumado picadinho e salpique o gergelim.

 

 

 

 

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Data da postagem: 26 de dezembro de 2017

Tags: , , , , , , , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)