Receita surpreendente de almôndegas com ricota
Meu marido andou dizendo que sentia falta de um jantarzinho mais elaborado durante a semana. Depois de um discurso feminista no melhor estilo “direitos iguais, obrigações iguais”, entramos em acordo e resolvemos trocar nossos jantares tipicamente alemães (o que para minha alegria significa uma fatia de pão, uma sopa e algum embutido ou queijo) por uma refeição daquelas de dar sono depois de devorada. Depois de uma rápida pesquisa na internet encontrei algumas receitas de almôndegas com ricota que me chamaram atenção.
Como sempre, alterei algumas quantidades e ingredientes de acordo com o gosto daqui de casa. E para ser ainda mais inédito, em vez de servi-las com massa, preparei um “meatball sandwich”, tipo de lanche com almôndegas e queijo bastante consumido nos Estados Unidos. O sucesso foi total. Especialmente porque no dia seguinte Victoria pôde comer essas apetitosas bolinhas de carne com macarrão e eu ainda as saboreei acompanhadas de uma salada simples de folhas. E você, quer provar essa receita abaixo e depois dividir aqui qual foi seu toque pessoal? Vou adorar saber!
Beijos,
Monique
Ps. Lembram aquela dieta que comecei uns meses atrás? A reeducação alimentar segue de vento em popa. E apesar das pausas e recaídas com fins recreativos, 8,5 kg se foram para (com sorte) nunca mais voltarem!
Receita de almôndegas com ricota
Ingredientes
- 700 gramas de carne moída de primeira
- 02 ovos ligeiramente batidos
- 01 xícara de ricota
- ½ xícara de farinha de rosca (ou de pão torrado e moído)
- 01 cebola grande picada
- 02 dentes de alho espremidos
- ½ xícara de salsinha picada
- 02 latas de molho de tomate (mais uma lata cheia de água)
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Em uma frigideira doure a cebola e o alho. Transfira-os para uma vasilha grande e acrescente a carne moída, os ovos batidos, a ricota, a salsinha e a farinha de rosca. Tempere com sal e pimenta e misture bem até obter uma massa homogênea. Depois de formar as bolinhas de almondegas aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite todas as unidades por três minutos (ou até ficarem levemente douradas).
O restante do cozimento se dará em uma panela grande com duas latas de molho de tomate e uma lata de água. Acrescente as almôndegas a essa panela com molho fervendo. Baixe o fogo e deixe cozinhar por trinta minutos ou até que o centro das bolinhas não esteja mais rosado.
DICAS:
– Para um sabor mais suave, passe a cebola, o alho e a salsinha em um processador. Assim você também evita pedaços grandes demais nas almôndegas;
– O objetivo da fritura é selar a carne para que ela não se desfaça no molho de tomate. Esse processo é simples, porém delicado. Não vire demais as almôndegas para que elas não se despedacem. Mas caso aconteça, não se preocupe. Isso deixará seu molho ainda mais saboroso.