Receita de papinha gourmet para it bebês


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos

Quem disse que legumes e verduras não fazem sucesso entre os pequenos? (foto: Monique dos Anjos)

Durante seis meses não nos desgrudamos. Não havia nem hora nem lugar para suprimos uma das necessidades mais básicas do ser humano. Fomos alvo de olhares, comentários e indiscrições. ‘Mas aqui?’, perguntavam. ‘Agora?’, outros questionavam com intuitos de nos deter. Mas a gente nem ligava, né Victoria? Quer dizer, eu não ligava. Você, imagino, nem se dava conta do burburinho que causávamos entre os mais conservadores. Afinal, desde que você nasceu minha disponibilidade para você foi ilimitada. Éramos livres, assim como minha oferta pelo leite que saciava sua fome. Amamentar foi relativamente simples. Só que assim como acontece com um monte de outras mães cheias de boas intenções sofri no começo, fiquei cansada, assada e empedrada. 

Logo esse ritual, que aconteceu de forma tão natural no seu primeiro minuto de vida, enquanto ainda podia ser seu corpinho mole e quente sobre meu peito, virou uma espécie de válvula de escape. Te nutrir me acalmava e me permitia desconectar do mundo – real e virtual – para ficar contigo. Ainda seguimos no mesmo embalo. Você sente fome, sede ou quer um colinho, eu te atendo seja onde quer que estejamos.


A diferença é que agora seu cardápio vai muito além do leitinho morno da mamãe. Depois de um início bem mais tortuoso do que tivemos com a amamentação, você hoje come papinhas das mais variadas, sem fazer muita distinção entre um purê de batata ou um creme de abóbora. Pensando nisso, decidi caprichar e presentear seu paladar com uma receita gourmet. Porque gourmet? Ora, filha, porque mamãe ama uma firula e fez pensando no mais alta padrão de exigência e qualidade. A receita é essa aqui: papinha de brócolis com abobrinha em caldo caseiro
Ingredientes para o purê 

  • 250 gramas de brócolis
  • 250 gramas de abobrinha
  • Uma colher de azeite de oliva

Ingredientes para o caldo

  • Meio quilo de legumes e verduras diversos, preferencialmente com casca (eu usei beterraba, cenoura, abóbora, coentro, salsinha, tomate, inhame… Praticamente tudo que saiu da horta e estava na minha geladeira)
  • Meia cebola pequena
  • Três litros de água filtrada
  • Uma colher de sopa de azeite de oliva

 

Quanto mais variedade na hora de preparar o caldo, melhor (foto: Monique dos Anjos)

Modo de preparo

Em uma panela grande, doure a cebola no azeite, acrescente os legumes e verduras e logo em seguida a água. Depois de ferver, baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de duas horas ou até reduzir a água a um quarto.

Legumes fresquinhos fumegando na panela (foto: Monique dos Anjos)

 

Separe o líquido dos legumes em uma nova panela, salteie o brócolis e a abobrinha no azeite. Acrescente uma xícara do caldo de legumes e cozinhe de 7 a 10 minutos. Por fim, amasse tudo e tcharan, está pronta sua papinha!

Dica! O twist dessa receita é usar um caldo riquíssimo em vitaminas para turbinar a papinha. Costumo congelar o caldo excedente em bolsas zipbag pequenas para ter sempre uma reserva à mão.

Caldo Rende: 600 ml
Tempo de preparo: duas horas

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)