Entradinha light para petiscar sem engordar

A forma como cada um segue sua dieta é tão única como cada pessoa. Há os militantes que sempre estão tentando convencer os outros a se juntarem a causa com discursos sobre vida saudável. Há os ilusionistas que de um dia para o outro surgem esbeltos. Os extremistas que se revezam entre o jejum pela paz mundial e os exageros à mesa. Os neuróticos que passam o dia com a calculadora em mãos somando calorias. E tantos outros.
Só na última semana acho que assumi pelo menos três dessas personalidades. No sábado, por exemplo, fui do extremo de comer um hambúrguer com batata frita e duas taças de vinho ao ponto de não jantar nada exceto minha água com colágeno. O mais incrível é que não me senti mal nem por um instante. A comida estava deliciosa, as companhias idem e eu me alimentei com exatamente aquilo que queria. Felizmente, essa refeição também não pesou na balança.
Prestes a completar um mês de dieta perdi quase quatro quilos (o que me levou dos 85 aos 81). A boa notícia é que não fiz nada diferente do que os médicos indicam, as revistas sugerem e nossas amigas tentam. A má é que justamente por isso não há só um caminho para perder peso. Até agora tenho comido menos (cerca de 1200 calorias ao dia), praticado pilates (três vezes na semana) e feito tratamentos estéticos do tipo modelares (outros três dias).
Nem sempre será possível seguir essa rotina – ou cometer excessos sem pagar a conta depois. Mas contanto que minhas ações sejam uma escolha e não um impulso, acho que estarei bem. De qualquer forma, para tornar minha vida mais fácil decidi preparar uma receita de húmus com palitinhos de pepino para ter algo saudável em mãos durante o próximo jogo que assistirei com amigos. A parte trabalhosa foi descascar o grão de bico. Mas preparando minha própria receita pude controlar o uso do azeite e evitar centenas de calorias desnecessárias. Confere comigo?
Beijos,
Monique
Receita de húmus
Ingredientes
- 400 gramas de grão de bico cozido e sem casca*
- 02 colheres de tahine**
- Suco de um limão
- 01 colher de azeite para decorar
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo

Bata o grão de bico do liquidificador com uma xícara de água do cozimento (ou do líquido que vem na versão em conserva). Depois de conseguir uma consistência cremosa, acrescente o tahine previamente misturado ao suco de limão. Inclua o sal e a pimenta. Bata até misturar tudo muito bem. Decore com folhas de hortelã e uma colher de azeite.
*O ideal é deixar os grãos de molho de um dia para o outro (ou ao menos por quatro horas). Jogue fora a água que foi usada e leve os grãos ao forno cobertos com água fresca e uma pitada generosa de sal. Na panela comum o grão precisa de 30 a 50 minutos para ficar macio. Tire do fogo antes que se desmanchem. Escorra a água, mas reserva uma xícara grande para o preparo. Para retirar a casca esfregue as sementes com as mãos até soltar sua camada fina de pele.
**Tahine é uma pasta feita de semente de gergelim encontrada em empórios e na seção de importados do supermercado.