Como preparar uma receita de macarrão típico americano


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
Não é a toa que o mac n cheese faz tanto sucesso nos Estados Unidos (foto: Monique dos Anjos) Não é a toa que o mac n cheese faz tanto sucesso nos Estados Unidos. Olha só a carinha dele! Delicious (foto: Monique dos Anjos)

 

Você cozinha todos os dias? Se sim, de onde busca inspiração quando quer sair do trivial? Pergunto isso porque aqui em casa escolher o menu da semana é uma novela. Não importa quantas vezes eu prepare chili com carne, couscous marroquino com cogumelos, arroz selvagem ou salmão com molho bechamel. Sempre sinto que comemos todo santo dia a mesma coisa – e que essa coisa nem é tão gostosa assim.

Tudo muda, é claro, quando nossa rotina é involuntariamente sacudida. Dias desses, por exemplo, me peguei sentindo uma batia dor de dente. Para resumir a história, depois de cinco consultas, quatro avaliações de profissionais diferentes e duas minicirurgias, passei quase 15 dias comendo apenas alimentos suaves.

Como não dá para viver só de sorvete (e eu nem sequer amo sorvete), o jeito foi me desdobrar na cozinha para preparar pratos fáceis de mastigar, mas sem cara de “comida de doente”. Foi daí que surgiu a ideia de preparar o famoso e delicioso mac n cheese. Esse prato típico dos Estados Unidos que lembra uma mistura entre lasanha quatro queijos e macarrão gratinado é, além de saboroso, famoso por ser um prato reconfortante igual a bolinho de chuva feito pela avó quando estamos nos sentindo meio down.

O santo Google me ajudou mais uma vez a encontrar uma série de receitas, o que me permitiu fazer um bem bolado e criar minha própria versão desse prato. O resultado você confere na foto e nas instruções abaixo. Mas não espere uma tragédia odontológica para experimentar essa combinação perfeita de macarrão com queijo. Ele vai te deixar feliz, mesmo que você não esteja precisando de nenhum chamego adicional.

 

Receita de mac n cheese ou macarrão com queijo gratinado

Ingredientes

  • 02 xícaras de macarrão tipo concha, penne ou parafuso
  • 02 colheres (sopa) de manteiga
  • 02 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 02 xícaras de queijo tipo manchego ralado
  • 02 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 02 xícaras de leite semi-desnatado
  • 01 pitada de noz moscada, pimenta do reino e sal

 

Modo de preparo

Prepare o macarrão de acordo com as instruções do fabricante, mas retire do fogo três minutos antes do tempo indicado. Escorra a massa e passe em água fria para interromper o cozimento. Em uma panela derreta a manteiga em fogo baixo. Quando a manteiga estiver líquida retire do fogo, acrescente a farinha, a noz moscada, a pimenta e o sal e misture bem até formar um creme. Acrescente o leite e leve a mistura ao fogo novamente, mexendo sempre até engrossar. Por último inclua o queijo manchego ralado e misture até que se incorpore ao creme.

Deseje esse creme de queijo sobre o macarrão, mexa suavemente e depois distribua-o em um refratário untado com um pouco de manteiga. Finalize polvilhando o queijo ralado em cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20-30 ou até que a cobertura esteja dourada e levemente chocante.

Dicas fundamentais: Você pode mudar a massa, contanto que seja do tipo que possa “comportar” o creme dentro dela, como penne e concha. Ao preparar o macarrão, dispense o fio de azeite na água. Basta acrescentar sal; O molho base é o bechamel. Sua consistência varia de acordo com a proporção de leite e farinha. Quando mais leite, menos espesso; a escolha do queijo também é pessoal. Você pode trocar o manchego por cheddar, gruyere e tantos outros. Essa receita rende duas porções generosas. Não aumente a quantidade de macarrão sem incluir mais molho ou seu prato ficará seco. E por último, use pouco sal para preparar o molho (algo como metade de uma colher de café) e corrija, caso necessário, somente depois de ter acrescentado o queijo.

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)