Por onde começar a reforma da casa?
Quem não tem atração por uma reforminha? Eu adoro! Meu marido fica tenso só de me ver pensativa em algum cômodo casa! Já sabe que estou arquitetando alguma mudança. Aliás, quando a gente tem filho, muitas vezes elas são necessárias. Da última vez, o que fiz foi uma reforma bem bááásica, que no auge máximo me fez trabalhar na pia do banheiro do meu filho – o único lugar que não estava alterado! Mas ainda bem que passou, eu sobrevivi, meu marido sobreviveu e as crianças aprenderam o que é viver num campo de guerra em casa! O melhor é que no final deu tudo certo. E eu ganhei um home office novinho, charmoso, tudo de bom ( e o Fe um quarto só pra ele!).
Apesar de ser uma delícia mudar as coisas, a gente sabe: reforma dá dor de cabeça. Pior ainda quando as etapas são muitas e você não sabe por onde começar: o que reformar primeiro? Priorizar quais áreas? Deixar qual parte para a reta final? Isso ee super importante para a obra fluir mais rápido e sem refações. Claro que se tiver a ajuda de um arquiteto, a vida fica mais fácil (mas…. nem sempre a gente chama um. Ou… mesmo que chame é melhor sabe como as coisas devem ser feitas, não é mesmo?) Para ajudar você nessa, a arquiteta e consultora Viviane Costa dá várias dicas e ensina a montar um cronograma da reforma que facilita a vida. Vamos lá?
Passo 1 – Reformas estruturais
“Tudo o que inclui mudança de paredes, aumento ou redução de cômodos, lajes, telhados, assentamentos de portas e janelas devem aparecer no topo da lista da reforma”, explica a especialista.
Passo 2 -Encanamento
Segundo a arquiteta, logo após o término da estrutura, já estará definido o tipo e caminho do encanamento.
Passo 3- Instalações elétricas e iluminação
“Também depende da estrutura, e podem ser feitas logo depois do serviço de encanamento”, orienta Viviane.
Passo 4 -Assentamento de pisos e azulejos
“Quando a estrutura nova estiver pronta, você já pode definir pisos para a cozinha, banheiro, quintal, quarto e sala”.
Passo 5 – Pintura
De acordo com a arquiteta, é a última etapa estrutural da reforma da casa ou apartamento. Após o acabamento de pisos e paredes (pintura) já podem ser colocados os espelhos de luz, as luminárias e os rodapés. Por último ficam a colocação de tecido ou papel de parede e espelhos nas paredes.
Passo 6 – Acabamento
Após essa etapas, cortinas, todos o móveis de marcenaria, o box dos banheiros, além de metais de cozinha e banheiros já podem ser instalados.