Programação de férias: peça Mãe Fora da Caixa estreia em janeiro


Marcela de Mingo
por: Marcela de Mingo
Jornalista do team It Mãe

Estreia em São Paulo a peça Mãe Fora da Caixa, que leva aos palcos dramas reais das mulheres que têm filhos. A peça entra em cartaz no Teatro das Artes, e conta com a atriz Miá Mello no papel da mãe de uma menina de sete anos. 

A premissa da história é bastante relacionável: ela se passa em um banheiro, enquanto a personagem principal espera o resultado de um teste para descobrir se está ou não grávida pela segunda vez. “A grande sacada da peça para mim é se passar nesses 5 minutos que a protagonista está no banheiro. São instantes em que cabe uma vida inteira, o mundo de pensamentos, as lembranças, os pensamentos contraditórios. É isso que acontece na cabeça e no coração de uma mãe e foi o que tentamos trazer para a encenação”, explica a diretora Joana Lebreiro. 

Para Miá, um dos grandes diferenciais da peça também é o fato de lidar com temas tão presentes para as mães modernas, que vão do puerpério às questões de amamentação, passando por conflitos, dúvidas e alegrias. 

“Temos essa sobrecarga mental provocada pela cobrança de ter que fazer um monte de coisas: ser boa mãe, ser boa profissional, ver as amigas, estar com o marido, ir ao mercado etc”, explica a atriz. “Tem aquele bom e velho ditado que diz que para criar uma criança é preciso de uma aldeia. E cada vez estamos mais isolados em uma ilha de nossas famílias modernas individuais. A peça tem essa força de mostrar que não estamos sozinhas de verdade. Eu começo dizendo que não é a minha história, mas poderia ser e acho que isso acontece com todo mundo. Tem um grande poder de identificação”.

A história é baseada no livro de mesmo nome escrito pela autora Thais Vilarinho, que tem o costume de mostrar nas redes sociais o lado real da maternidade, ao mesmo tempo que oferece aconchego para os pais e mães que se sentem pressionados com os desafios da paternidade. 

Escrever sobre o assunto, aliás foi uma forma de Thais lidar com as próprias questões depois do nascimento do primeiro filho. “Lembro do sentimento de indignação quando percebi que não se falava sobre as dores e as dificuldades. Doze anos atrás não se falava sobre baby blues, sobre puerpério e nem sobre a mudança radical que acontece na vida da mulher que se torna mãe. Então, escrever foi necessário, terapêutico. Um processo de cura mesmo. Fico muito feliz que esteja, de certa forma, ‘curando’ outras mães”, disse ela no comunicado liberado à imprensa.

O resultado é uma apresentação que mistura a narrativa de Thais com as experiências da própria Miá como mãe e que, de forma divertida,  trazem consciência para um assunto tão cotidiano, mas ainda tão pouco explorado. 

MÃE FORA DA CAIXA

Estreia dia 10 de janeiro de 2020 no TEATRO DAS ARTES.
Duração: 80 minutos. 
Classificação: 12 anos.
Ingressos: R$ 80 (inteira); R$40 (meia-entrada).
Temporada: De 10 de janeiro até 26 de abril de 2020. Às sextas e aos sábados, às 21h; aos domingos, às 18h. Sessões Bebê Bem-vindo, aos domingos, às 11h (de 15 em 15 dias).
Av. Rebouças, 3970, Loja 409, Pinheiros, São Paulo, SP.

  • Marcela de Mingo

    Eu escrevo e tomo chá. Um resumo simples, porém preciso, de uma jornalista que escreve para a internet desde que tudo isso era mato e sobre todo assunto que, de alguma forma, desperta a sua paixão.

Data da postagem: 7 de janeiro de 2020

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)