Maternidade e carreira são opostos astrológicos que podem se conciliar


Titi Vidal
por: Titi Vidal
Astróloga com mais de 20 mil atendimentos já realizados, comunicadora e empreendedora. Geminiana, casada, mãe da Luiza e de vários pets, além de também ser madrasta.

Conciliar maternidade e carreira virou um dos grandes desafios da vida moderna. Se nossas antepassadas cansaram de ficar apenas em casa cuidando da família, hoje tentamos dar conta de mil e uma funções para seguir com as tarefas domésticas enquanto desejamos ser bem sucedidas em nossa carreira. E essa é uma demanda muito presente nos atendimentos astrológicos. 

Um mapa astrológico contém tudo aquilo que faz parte da nossa personalidade e da vida como um todo. A partir da disposição dos planetas por signos e casas e aspectos que fazem entre eles, temos a dinâmica da vida, com apontamentos sobre cada área e assunto.

Curiosamente a casa 4, da família, é exatamente oposta à casa 10, a da carreira. De alguma forma, parece ser natural essa aparente oposição entre a dedicação doméstica ou o sucesso profissional. 

Cada mapa é um mapa e as diferentes configurações e posicionamentos definem nossas singularidades e  forma como conciliamos (ou não) determinados assuntos. 

É possível ver em um mapa natal o quanto a maternidade ou a vida familiar em si são o ponto forte de uma mulher, enquanto que ter sucesso na carreira é o sonho de outra. É possível, ainda, saber o quanto esses assuntos se integram em harmonia ou a dificuldade que pode existir para que isso seja possível. Além do mapa natal, os aspectos astrológicos do momento são capazes de mostrar como tudo isso está ou não fluindo num determinado espaço de tempo e o que pode ser feito para que isso seja vivido da melhor forma possível.

Mas eu nunca vejo nada como um problema efetivo. O que aprendi atendendo tanta gente ao longo de tanto tempo é que tudo na vida é muito mais uma questão de ganho de consciência e esforço pessoal para driblar desafios e aproveitar oportunidades. E é aí que a Astrologia pode ser uma grande aliada.

Se, por exemplo, o mais importante na vida daquela mulher é a maternidade, mas ela quer ou precisa trabalhar, vamos encontrar, juntas, uma forma de fazer os ajustes necessários, observando neste mapa o quanto isso pode ser integrado. Já se o seu grande sonho é brilhar no trabalho, mas a maternidade é uma realidade na vida dessa mulher, é possível encontrar formas de conciliar a partir de seus próprios recursos internos e momento.

Voltando à oposição natural entre a área da família e a da carreira, aprendi que é preciso viver bem a base (casa 4) para brilhar no topo (casa 10), mas que também é essencial encontrar seu propósito (casa 10) para viver sua vida pessoal (casa 4) de forma plena e feliz. É por isso que, na verdade, esses opostos podem e devem se complementar, como um eixo único e equilibrado que conduz a nossa vida. Não é à toa que os astrólogos do passado chamaram este de eixo do destino, já que ele mostra de onde viemos e para onde devemos seguir. Em suas infinitas camadas de significado, a integração desses dois polos nos ensina a encontrar um equilíbrio na vida. Nem tanto de um lado, nem tanto do outro, mas sim vivendo tudo de forma integrada e produtiva, entendendo que um fortalece o outro e que quanto mais felicidade em um deles, mais o outro cresce junto.

E eu sei que isso não é fácil, mas tenho certeza que pode ser feito, pois acompanho de perto a vida de muitas mulheres que foram construindo este caminho com autoconhecimento, consciência e energia.

Posso dizer, até, que sou um desses exemplos, ainda que no meu próprio mapa isso seja um grande desafio. Desde que minha filha nasceu, há quase 11 anos, fui revendo escolhas e a forma como trabalho, mas nunca deixei de me dedicar ao que faço. Pelo contrário, pois tendo Sol na casa 10, meu trabalho é parte essencial da minha vida e viver o meu propósito, sem dúvida, me torna uma mãe melhor, assim como a maternidade me transforma todo dia e me faz ser uma profissional ainda melhor, ainda mais empática e atenta às necessidades da outra pessoa, o que, sem dúvida, é a essência do meu trabalho. 

E você, como concilia esses assuntos? 

  • Titi Vidal

    Sou astróloga, comunicadora e empreendedora. Atendo, ministro palestras e cursos, sou autora de livros e colunista de sites, revistas e portais. Fui astróloga da Revista Cosmopolitan (ed. Abril), do Programa Mulheres (TV Gazeta) e do Programa Melhor da Tarde (Band TV). Criei o primeiro podcast de Astrologia do Brasil (Céu da Semana com Titi Vidal, na Deezer) e fui roteirista e co-apresentadora do Astrológicas, podcast do Globoplay. Sou colunista de Universa (UOL). Sou parceira de marcas e desenvolvo diferentes projetos e conteúdos. Como uma boa geminiana, amo unir Astrologia e Comunicação e me dedicar aos diferentes aspectos da minha vida. Também sou casada, mãe da Luiza e de vários pets, além de também ser madrasta. Tenho a alegria de saber que inspiro e transformo pessoas diariamente, compartilhando Astrologia diariamente e com mais de 20 mil atendimentos já realizados. Meu site: www.titividal.com.br. Nas redes sociais: @titividal.

Data da postagem: 20 de outubro de 2025

Tags: , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)