Luize Altenhofen: “Assim como nossos filhos merecem cuidados, nós mães também merecemos”
Luize Altenhofen, 34 anos, surfa desde a infância, começou a trabalhar como modelo ainda adolescente, é bicampeã brasileira de snowboard, e, atualmente, se divide entre a carreira de atriz e apresentadora e os cuidados com a filha Greta, de quatro anos.
Os compromissos da vida de mãe, a vida de esportista e de personalidade da TV não impedem Luize de manter o corpo em forma e os cuidados com alimentação e beleza em dia. “Assim como nossos filhos merecem cuidados, nós mães também merecemos. É saudável”, garante.
Confira as dicas da It Mãe sobre boa forma no pós-parto, saúde e nutrição na entrevista:
1. Você é muito ligada aos esportes. Que tipo de exercícios fez na gravidez e quais teve que abandonar?
Pratiquei atividade física até dois dias antes do parto da Greta. A caminhada por 1 hora diária foi fundamental para o bom andamento da gravidez e também tive bons resultados com a natação até o oitavo mês. Tive que abrir mão de alguns esportes, como o surfe, corrida e boxe.
2. O que você mudou na alimentação no período da gravidez?
Tive que cortar o peixe cru – que adoro, mas continuei com a mesma dieta de sempre com nada de fritura, muitos grelhados, saladas, frutas e as vezes um chocolatinho de sobremesa.
3. Após o nascimento da Greta, quanto tempo demorou para voltar para sua rotina de exercícios?
Perdi rapidamente os nove quilos que ganhei na gravidez com as caminhadas. A bicicleta também virou uma rotina de atividade física.
4. Como você apresentou o mundo dos esportes para a Greta?
Foi tudo muito natural. A Greta cresceu vendo sua mãe praticar esportes e hoje ela já é minha parceira pra ir pra academia onde ela faz natação, aula de circo e balé. Ela também está fazendo aulas de surfe agora. Adora.
5. Na alimentação dela, como faz para acompanhar e fazer com que ela coma saudável?
Ela entende quando indico alimentos mais saudáveis, pois sempre converso e explico que suco da fruta é muito mais gostoso que os de caixinha e que batata no forno é melhor que a frita. Eu tento dar o exemplo e, assim, ela quer fazer o mesmo.
6. Quais cuidados de beleza considera essenciais na sua rotina? Teve que fazer algumas adaptações com a correria da vida de mãe?
Mulher de hoje tem que ser adaptável. Nos viramos no trabalho, filhos e a vaidade fica um pouco em segundo plano. Mas gosto e acho fundamental, então sempre dou um jeitinho para me cuidar, muitas vezes amamentei a Greta fazendo a unha.
7. Que recado gostaria de deixar para as mães que colocaram a vaidade um pouco de lado com o nascimento dos filhos?
Assim como nossos filhos merecem cuidados, nós mães também merecemos. É saudável cuidar de si e estar bem consigo mesma.