Como cuidar do sono das crianças nas férias


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Como cuidar do sono das crianças nas férias - It Mãe

As férias chegaram e é um momento importante para quebrar um pouco a rotina. Passear, não ficar preso aos horários, acordar um pouco mais tarde e renovar as energias. Mas é preciso ficar de olho com o sono das crianças nas férias.

Afinal, quando temos filhos, especialmente crianças de até 3 anos que ainda dormem durante o dia, as quebras de rotina podem refletir em uma mudança significativa (muitas vezes para pior) no sono.

O que fazer para conseguir curtir esse momento sem grandes estragos no sono das crianças nas férias?

A Daniela Arai e a Michele Melão, consultoras especializadas em sono infantil da Maternity Coach, explicam que, a primeira coisa é respeitar a quantidade de cochilos que uma criança precisa fazer.

“Se seu filho é bem pequeno e faz 2 ou 3 cochilos por dia, mesmo que seja em algum passeio, no colo ou sling (o que é uma opção excelente), não prive a criança de dormir”, orientam. 

E destacam: “Esse é um momento diferente e mudanças no ambiente já podem deixar esses bebês bastante estressados. Se passarem muito tempo acordados ou pularem o sono do dia, o resultado no fim da tarde e durante a madrugada pode ser catastrófico: muito nervosismo, choro e despertares frequentes”. 

Sono das crianças nas férias - Maternity Coach - It Mãe
(Foto: Maternity Coach)

Porém, as crianças que dormem apenas uma vez por dia, as consultoras afirmam que elas conseguem ficar mais tempo acordadas, se distraem em lugares diferentes, querem brincar, então, um dia ou outro podem passar sem o cochilo. 

Mas, certamente, será necessário dormir mais cedo do que o costume. Porém, o ideal é ter ao menos um momento de descanso no meio do dia, para garantir que a noite não seja muito agitada.

Compartilhe o quarto se for possível, mas não a cama.

Algo que também não deve ser feito, se essa não é uma prática da sua família, é a cama compartilhada. “Dormir com os pais por mais de 1 semana já vai mudar o entendimento da criança sobre como ela adormece e mantém o sono”, destacam. 

Um outro ponto importante, se for possível, é manter o ritual de sono das crianças nas férias o mais próximo possível do que é feito em casa. “Viagens podem implicar em mudanças de rotina, então, não se sinta presa ou coloque rigidez nas suas férias, mas leve na bagagem os bons hábitos de sono do seu filho. Se o bebê já tem autonomia na hora de dormir, não perca esse hábito pelo caminho, pois resgatar na volta das férias pode ser estressante para toda a família”, aconselham Daniela e Michele. 

“Nossa última dica é que você retome imediatamente todos os hábitos assim que chegar em casa, principalmente se existe alguma sensibilidade no sono do seu filho. Para os maiores, o entendimento de que a rotina é diferente porque estão em férias é mais fácil, porém, para crianças com menos de 3 anos, os hábitos adquiridos fora de casa podem se tornar associações difíceis de ajustar”.  

Resgate os hábitos antigos e fique firme. Você pode levar de 1 a 2 semanas para que o padrão de sono da criança retome ao seu ritmo normal. 

SERVIÇO PARA IT MÃES 

Para saber mais dicas de como lidar com o sono das crianças nas férias, acesse o site oficial ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 97687-3368. Acompanhe também todas as novidades no Instagram @maternitycoach.  

*publieditorial 

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)