Receitas deliciosas pra fazer com as crianças (e ensinar a comer verdinhos!)
O pão de queijo colorido é uma forma ótima de aproximar as crianças de alimentos como beterraba, espinafre, mandioquinha… (foto: Coisa de Nutri)
Olá It Mães!
Fim de ano, festas, correria e crianças entrando em férias!!!! É muita coisa para administrar, né? Haja disposição, haja inspiração e haja muita criatividade. Hehe.
Um dos caminhos para aproximar as crianças dos alimentos, é levá-las à feira, ao hortifruti e depois se aventurar com elas na cozinha.
O contato com o alimento – entender de onde vem, quem produz, como ele vira uma receita – é muito importante para muitas vezes “quebrar o gelo” da rejeição das crianças com alguns grupos alimentares, que geralmente são as frutas, vegetais e legumes – os famosos verdinhos.
Para que essa rejeição diminua aos poucos, a aproximação precisa ser gradativa, sem forçar a barra. Sem prometer chocolates depois. Às vezes, é muito mais importante saber “o que não fazer”, do que “fazer mil coisas”.
E essa aproximação por meio dos próprios alimentos, é altamente saudável com resultados muito positivos para família. Mas não vale só fazer cupcake e brigadeiro! Isso as crianças já amam, hehe. 😊
A aventura precisa ser com algum alimento que a criança não simpatize tanto, para que se inicie, então, uma relação.
Sugerimos aqui duas receitas bem legais e divertidas para se aventurar com os pequenos. Uma com frutas e outra com vegetais!
Para a receita com frutas, vamos de picolé caseiro. Um que funciona muito bem é o “Picolé de morango com iogurte”. Se tiver as forminhas, melhor ainda. No verão é refrescante, saudável e mata aquela vontade de comer um docinho.
A receita com vegetais é o delicioso “Pão de queijo colorido” – uma forma lúdica e gostosa de a criança comer beterraba, espinafre ou mandioquinha.
Seguem as receitas e mão na massa!!! Importante é ter sempre um adulto para coordenar, principalmente quando for mexer com facas e forno.
Boa sorte e boas férias!! Beijos, Cami e Gabi
Pão de Queijo Colorido
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de polvilho azedo
- 1 e ½ xícara de chá de polvilho doce
- ½ xícara de chá de azeite
- ½ xícara de chá de queijo parmesão
- ¼ de xícara de chá de água fria
- Sal a gosto
- 1 colher de sobremesa de chia
- 1 xícara de purê de legumes – sem leite, apenas os legumes cozidos a vapor e batido (cenoura, ou beterraba, ou espinafre ou aipim, ou inhame)
Modo de preparo
Em uma tigela grande, coloque o polvilho azedo, o polvilho doce, o azeite, o queijo parmesão ralado o sal e misture tudo com a mão.
Adicione à tigela o purê de mandioquinha (ou beterraba, ou espinafre, ou cenoura) e vá misturando, colocando água aos poucos caso sinta que precise.
Amasse, até obter uma massa homogênea que desgrude das mãos.
Faça os pãezinhos do tamanho que desejar. Arrume-os em uma forma untada com azeite.
Pré-aqueça o forno a 180 graus por 10 minutos e asse os pãezinhos por 20 a 25 minutos.
Obs: os pães ainda crus, podem ser congelados por até 6 meses
Picolé Cremoso de Morango
Ingredientes:
1 pote de iogurte integral
10 pedaços pequenos de morangos bem lavados
Se necessário, adoce com uma colher pequena de açúcar mascavo.
Modo de Fazer
Bata tudo no liquidificador por aproximadamente 5 minutos.
Coloque nas forminhas de picolé, espete o palito e leve ao freezer por aproximadamente 2 horas e meia.
Depois de as crianças virem os picolés prontos feitos por elas mesmas, a gente duvida que vai sobrar algum! (foto: Coisa de Nutri) .
OLHA SÓ OS PRODUTOS E SERVIÇOS QUE SÃO A CARA DAS IT-MÃES