10 dúvidas respondidas sobre como montar um fotolivro


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Como montar um fotolivro Meufotolivro - It Mãe
(Foto: Divulgação / Meufotolivro)

Ter um álbum de fotos personalizado para aquela viagem incrível que você fez em família ou até mesmo com imagens do batizado do seu pequeno, é um forma de eternizar esses momentos tão importantes da sua vida de forma única. Mas como montar um fotolivro? 

Para tirar todas as suas dúvidas de como montar um fotolivro, batemos um papo com a Ana Paula Kuntz, jornalista e fundadora do Meufotolivro. Aqui você vai descobrir como é fácil e superprático tirar as fotografias do seu celular para montar um fotolivro lindo e cheio de memórias: 

ITMÃE: PODE USAR FOTOS DE CELULAR?

Ana Paula Kuntz: Sim! E deve!  Afinal, as fotos tiradas com o celular são aquelas de momentos únicos que fazemos às vezes até no impulso. A primeira risadinha do bebê. O momento em que filho conseguiu andar com a bicicleta sem rodinhas… Inclusive, nós sempre dizemos: o que importa é que a foto registra um momento especial para você, e não se está bem enquadrada ou com a definição perfeita. Afinal, o que é uma “boa foto”? Para a gente, é a foto que tem significado! É possível colocar fotos tiradas ou recebidas no celular nos álbuns pequenos e médios (nos tamanhos 15×21 , 21×21 ou 21×30 cm). 

ITMÃE: POR ONDE COMEÇAR?

Ana Paula Kuntz: O primeiro passo é eliminar as fotos repetidas. Escolha as melhores e vá organizando em pastas – quando mais dividido, melhor! Dá para fazer no computador e no celular, depende de onde estiverem armazenadas. Você pode, por exemplo, separar por ano e, dentro dessa pasta, separar por mês. Ou, separar por evento e, dentro dessa pasta, separar por momentos, como por exemplo “fotos com os convidados”, “fotos com a família”, “fotos do parabéns” e assim por diante. Se forem fotos de viagem, separe por “primeiro dia”, “segundo dia” etc. Tudo para que fique nessa ordem nos álbuns.

Como montar um fotolivro - caixa personalizada meufotolivro - It Mãe
(Foto: Divulgação / Meufotolivro)

ITMÃE: POSSO ENVIAR AS FOTOS PELO WHATSAPP PARA VOCÊ MONTAR O FOTOLIVRO?

Ana Paula Kuntz: Pode! Também nesses casos, dos álbuns pequenos e médios, porque pelo WhatsApp as fotos chegam com resolução reduzida. Se quiser garantir a qualidade máxima, o melhor é compartilhar os arquivos originais – o que pode ser feito pelo Google Fotos, iCloud ou pelo WeTransfer (que é meu preferido! Tem o APP e o site). 

ITMÃE: QUANTAS FOTOS POSSO MANDAR?

Ana Paula Kuntz: Quantas quiser! No álbum com 20 páginas, que é o menor que temos, cabem até 80 fotos. Mas, se quiser usar mais, podemos adicionar páginas extras para que caibam todas.

Meufotolivro para menina - It Mãe
(Foto: Divulgação / Meufotolivro)

ITMÃE: VOCÊ TRATA AS FOTOS?

Ana Paula Kuntz: Não, com isso, infelizmente, não posso ajudar.

ITMÃE: COMO FUNCIONA O PROCESSO?

Ana Paula Kuntz: Quando você estiver com essas pastinhas separadas, ou pelo menos organizadas na sua cabeça, você envia para cá. Então, vamos – definitivamente – escolher o modelo, o formato e o tamanho do seu álbum, para que a diagramação possa ser iniciada.

Quando o layout estiver pronto, você vai receber uma prévia para revisar e avisar se quiser alguma alteração – na ordem das fotos, na disposição, no colorido das páginas… Por isso, o projeto é, sim, personalizado! Só fechamos o arquivo quando estiver tudo de acordo com as suas preferências. Então, é feito o pagamento e nós enviamos para a gráfica, que vai entregar no endereço que você escolher.

Como escolher as fotos ao montar um fotolivro - meufotolivro - It Mãe
(Foto: Divulgação / Meufotolivro)

ITMÃE: POSSO ALTERAR O PROJETO?

Ana Paula Kuntz: Sim, esses ajustes fazem parte do processo.

ITMÃE: COMO É O PAGAMENTO?

Ana Paula Kuntz: Aceitamos cartão crédito, via PagSeguro, que dá a possibilidade de parcelar em até 10x. Ou depósito em conta corrente – e, nesse caso, tem desconto!

Capa personalizada meufotolivro - It Mãe
(Foto: Divulgação / Meufotolivro)

ITMÃE: QUANTO CUSTA?

Ana Paula Kuntz: Essa pergunta é complexa, porque temos um amplo portfólio, com modelos que vão de R$ 190 a R$ 5 mil. Tudo depende do tamanho, tipo de papel, número de páginas e tipo de revestimento. Em nosso Instagram – @meufotolivro – temos vídeos com detalhes sobre essa questão.

ITMÃE: O QUE SERIAM ACABAMENTOS ESPECIAIS?

Ana Paula Kuntz: São os revestimento de capa. Normalmente, as capas são laminadas. Mas temos a opção de revestí-las em couro, tecido, acrílico… Sem falar nos estojos!

Caso você tenha alguma outra dúvida de como montar um fotolivro, basta acessar o Instagram do Meufotolivro e conversar com a Ana Paula, que está pronta para te ajudar no que for preciso! 

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)