5 dicas para seu recém-nascido (e você) dormir bem

Não, não dá para esperar que seu bebê durma a noite toda nos primeiros meses. Bebês recém-nascidos precisam mamar a cada duas, três horas. Portanto, dormem cerca de 16 a 18 horas por dia, distribuídas regularmente em 6 a 7 períodos de sono. À medida que crescem e se desenvolvem, isso muda. Aos 5 anos, uma criança costuma dormir entre 10 e 12 horas por dia. Mas para você que está nessa fase do bebezinho, ou vai entrar nela, cada noite mal dormida pode parecer uma eternidade, não é mesmo? O que fazer? Começar a estabelecer bons hábitos de sono, desde os primeiros dias.
Reuni aqui algumas dicas para bebês de 0 a 3 meses:
- Deixe que o bebê adormeça por conta própria Tente deixar o bebê adormecer sozinho, colocando-o no berço quando parecer cansado, mas ainda estando acordado. Dessa forma, ele vai aprender a adormecer sem que alguém tenha que ficar balançando de um lado para o outro.
- Não se preocupe com cada ruído dele durante o sono Quando dormem, os bebês emitem sons, resmungam, choramingam, choram, mas nem sempre estão acordados. Portanto, é importante não responder a cada ruído de sono. É preciso ouvir e observar o bebê atentamente. Aprender a diferenciar os sons do sono, da fome e do despertar.
- Ajude o bebê a distinguir sono diurno e sono noturno Como fazer isso? Crie uma rotina antes do sono. Uma ideia é dar um banho antes de o bebê dormir para ele relaxar e já entender que está chegando a hora de dormir. Mantenha as mamadas noturnas silenciosas e tranquilas. Caso for realizar a troca de fralda, evitar luzes intensas.
- Aproveite para dormir quando ele dorme Minha dica é você se esforçar para tentar recuperar o atraso de sono toda vez que puder, tirando sonecas enquanto o bebê também dorme. Na licença-maternidade, você pode dormir à tarde. Aproveite.
- Não permita que o bebê tire longas sonecas Se o bebê dormir muito durante o dia, por períodos de 3 a 5 horas consecutivas, acordará com frequência à noite.
Um beijo,
Karen Paz