Dicas para esfoliar o rosto e o corpo em casa


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe
Foto: Divulgação/ Clean & Clear Foto: Divulgação/ Clean & Clear

 

A esfoliação é um jeito simples de eliminar as células mortas, remover impurezas e deixar a pele sedosa, macia, iluminada e preparada para absorver melhor os tratamentos. E o melhor: é um ritual rápido, que pode ser feito uma vez por semana em casa mesmo, com produtos encontrados facilmente em drogarias.

A demartologista Renata Antunes, de São Paulo, alerta que não pode ser usado o mesmo esfoliante no corpo e no rosto. ”Os produtos faciais contêm microesferas, por isso eles são menos agressivos que os produtos para o corpo”, explica. “Evite a região dos olhos, que é sensível”. Veja com fazer:

Rosto
Com a ponta dos dedos, aplique o esfoliante na zona T (testa, nariz e queixo), de cima para baixo, em movimentos circulares e delicados.

Espalhe o produto no centro do rosto para esfoliar maçãs e têmporas, ainda em movimentos circulares.

Não se esqueça do queixo e cantinho do nariz, áreas propensas a cravos.

Finalize com movimentos suaves também no pescoço e retire o produto com água fria.

Corpo
Com a pele limpa e úmida, espalhe um esfoliante com grânulos finos ou argila pelas pernas, sem esfregar, fazendo movimentos circulares de baixo para cima. Não use bucha vegetal ou de outro tipo que possa agredir a pele, passe o creme com a mão.

Repita a aplicação no resto do corpo, como bumbum, barriga, colo e braços.

Nos cotovelos, joelhos e calcanhares, onde a pele costuma ser mais grossa, você pode aplicar um pouco mais de pressão ou mesmo optar por um esfoliante específico. Retire com água fria.

E a boca?
A esfoliação deixa a pele dos lábios mais lisa, macia e viçosa. O produto precisa ser específico para a região e ser utilizado no máximo duas vezes ao mês.

Conheça alguns produtos para ajudar no seu ritual:

*Preços pesquisados em março de 2014

 

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)