Como reencontrar seu estilo depois de se tornar mãe
Joana precisava se reconectar consigo mesma depois da revolução que a maternidade provocou em sua vida. Em sua coluna de estreia, a consultora de estilo Camila Del Rio conta como a ajudou nesse processo.
É com muita felicidade que escrevo o primeiro artigo da minha coluna aqui no ItMãe e, como consultora de imagem, o assunto não poderia ser outro: maternidade e estilo. Um tema delicioso, sem dúvidas, mas que, em momentos de mudança, pede um mergulho profundo em quem somos.
Acompanho de perto muitas clientes – e também amigas – que se tornaram mães e vivem as dores e as delícias desse momento tão especial e mágico. Após o nascimento do bebê e o puerpério, no entanto, uma nova mulher chega em você sem pedir licença.
Essa recém-nascida mamãe não sabe mais quem é e, justamente nessa hora em que poderia voltar a vestir suas roupas antigas, ela não se reconhece mais naquele lugar. Primeiro, porque experienciou a mudança do seu corpo. É difícil lidar com a própria imagem, ou com o vestir, quando não se reconhece o que está refletido no espelho. Nem sempre estamos preparadas emocionalmente para sentir amor pelo próprio corpo na mesma proporção que a gente ama nosso bebê. Afinal, além da questão visual, os hormônios estão mais alvoroçados do que pipoca em microondas.
Aconteceu com a Joana, uma cliente querida que me permitiu contar e mostrar sua história. Quando ela chegou até mim, estava muito infeliz com seu visual e confusa com seu atual momento. Além das mudanças no corpo, ela acreditava ter perdido sua identidade. A dedicação na criação de seu filho era tão grande que ela se deixou em segundo plano. Não havia mais espaço para ela, e o prazer da maternidade foi substituído por outros prazeres.
A primeira coisa que fiz foi entender quem era a Joana antes de ser mãe. Quais eram seus gostos, o que a fazia feliz, como ela levava a vida. Conversamos bastante sobre isso e, juntas, traçamos a rota de onde gostaríamos de chegar.
Começamos a reconexão da Jô pelo cabelo: chegamos a um tom de loiro que a favorece e a um corte mais moderno, prático e criativo, assim como ela.
Após esse processo visagista, analisamos juntas seu armário, colocando para jogo o que ainda fazia sentido, aplicando truques de estilo e aumentando possibilidades de uso para cada peça, e doamos o que já não a representava mais.
No momento de compra e montagem de looks, optamos por peças mais práticas e versáteis, atendendo às necessidades de sua rotina, porém com toque de modernidade, que é a sua assinatura de estilo. O processo de cada cliente é muito particular.
Com muito amor e diálogo, ela foi entendendo que a nova Joana é tão importante, bonita e especial quanto a antiga e que, independentemente de novas mudanças no seu corpo e na sua rotina, a essência dela permanece a mesma.
Nossa imagem sempre será o reflexo de todas nossas mudanças internas, e tenho certeza de que, com toda a experiência da maternidade vivida, só existem coisas ricas e lindas a externar. Tanto é verdade que muitas vezes ouvimos por aí: “Fulana ficou mais bonita depois que virou mãe!”
Como consultora de imagem fico feliz em ajudar a trazer a essência dessa nova mulher de volta, reencontrando seu estilo depois da maternidade, de uma forma lapidada. Como em um exercício de redescoberta de si mesma, aperfeiçoar sua imagem para este novo momento, o que se reflete e mais autoestima e acaba deixando a rotina mais leve, autêntica e prática.
É um processo lindo, mas é preciso dedicação: aceitar essa nova fase, e desapegar de quem já não se é mais, para ser quem você deseja daqui para frente.
Com amor,
Cami Del Rio
Instagram: @cadelrio
Quer conversar sobre o seu estilo? Me chama no WhatsApp