O que fazer quando a criança cai e bate a cabeça?


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães

Saiba como agir quando um acidente como esse acontece

Considerando que os bebês “vivem nas alturas”, já que são muito pequenos e sempre estão no colo dos pais, no berço ou em qualquer lugar mais alto, qualquer queda pode ser considerada perigosa e pode assustar bastante os pais.

Mas nada de se desesperar sem motivo! O crânio dos bebês e crianças é muito resistente a traumatismos porque, como ainda está em desenvolvimento, absorve melhor pequenos aumentos de pressão.

Para identificar a gravidade e a possibilidade de uma lesão após a queda, é essencial observar o comportamento do bebê. Se ele desmaiou, se causou sangramento, alguma lesão aparente ou inchaço e vermelhidão nos olhos, corra para o médico, para que exames sejam feitos para constatar uma possível lesão e encaminhar um tratamento.

Quando a queda não deixa lesões aparentes, nem por isso o bebê está 100% seguro. Preste atenção em mudanças no comportamento dele como vômitos, choro exagerado ou sonolência demais, porque algumas lesões intracranianas ou cerebrais não se manifestam externamente, apesar de terem acontecido.

Se notar qualquer mudança no comportamento da criança nas primeiras 24 horas após a queda, ligue para o pediatra, explique a situação e peça recomendações do que fazer. Não deixe de conversar com um profissional especializado.

Atenção à moleira

Duas partes da cabeça do bebê merecem atenção especial em caso de queda, as chamadas moleiras. A moleira frontal está posicionada na testa do bebê, logo onde começa a nascer o cabelinho dele. A moleira posterior, por sua vez, está na parte de trás da cabeça do bebê, bem no meio da parte de trás, muitas vezes é um ossinho saltado.

A moleira é responsável por equilibrar o crescimento da cabeça do bebê com o restante do seu corpo, já que um recém-nascido já vem ao mundo com um terço do tamanho total de sua cabeça. Se houver lesão nesta região, causando afundamento ou inchaço, é essencial correr até um pronto socorro.

Fique por dentro de dicas e informações sobre o universo da maternidade através do Instagram @itmae.

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)