Apps para os pequenos


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

Os apps são mais uma opção de diversão. Deixe seu filho usar, mas sem exagerar (foto: reprodução)

Brincar com iPad. Pode ou não pode? Depois de editar matérias sobre isso nos meus tempos de editora-chefe de CLAUDIA BEBÊ  e ler muito sobre o assunto, eis a minha conclusão:

– Pode. Desde que essa não seja a única ou principal diversão do seu filho. Pensando que brincar é a maneira que ele tem de interagir, se desenvolver, construir relações e fazer descobertas, restringir a diversão aos aplicativos virtuais é pensar pequeno. Criança tem que andar de bike, jogar bola, montar quebra-cabeças educativos, brincar de carrinho, de boneca, enfim, ter uma cardápio completo e diversificado (assim como a fazemos como a alimentação, não é mesmo?)

– É divertido. Um dia, até eu fiquei brincando com a minha filha de Barbie Fashionista (um app que troca a roupa das bonecas e os melhores looks vão pra capa da revista) e adorei!

– É uma mão na roda. Quando, por exemplo, você está no restaurante e precisa de sossego para almoçar. Ou numa viagem longa de carro ou avião.

– É péssimo. Quando você sempre põe o iPad na mão do seu filho para não ter que brincar com ele.

– É over. Quando você dá um iPad de presente de presente. Conheço uma garotinha da idade da minha filha que tem o dela. E já percebi que a menina está pouco focada demais nos joguinhos. Afinal, elas são sedutores, coloridos, animados. Se o iPad for do pai ou da mãe, fica mais fácil restringir o uso.

Aqui, alguns aplicativos com os quais meus filhos brincam e outros dos quais ouvi falar bem:

– Fashionistas Endless Closet! – Um app divertido para meninas a partir de 3 anos, 3 anos e meio. Elas ficam montando os looks nas Barbies e os melhores vão para a capa da revista.

– Monica’s Gang Avatar  – a partir de 3 anos. É possível fazer o avatar de toda a família no estilos personagens da Turma da Monica. Tem  corpinho de criança e de adultos, como dos quadrinhos. Dá para escolher a cor dos olhos, o corte de cabelo, as roupas, os acessórios…

-Turma da Galinha Pintadinha – a partir de 1 ano. Tem os clipes da turma (a maioria custa 0,99 e alguns são grátis). Tem também galeria de fotos.

– A Escolinha da Galinha Pintadinha – a partir de 1 ano. Ensina o básico, como as vogais e números de até o 4.

– História de Embalar HD – a partir de 1 ano. Você acha livros como Cinderela, O pequeno príncipe e Alice no País das Maravilhas. Tem desenhos e narração em português.

– Disneyland – a partir de 1 ano. É um app promocional da Disney que faz um passeio virtual pelo parque. Tem músicas e mostra vários personagens.

– Who am I?  – a partir de 3 anos. É um aap em inglês que dá pistas para criança descobrir qual é o animal. Estimula o contato com uma nova língua.

Memory Game Cocos2D – a partir de 2 anos e meio, 3 anos… Um jogo da memória virtual (super prático, pois não tem que ficar virando e desvirando as pecinhas). Legal para brincar com as crianças! Tem três opções de temas grátis: Halloween, Natal e Bichinhos e mais outros que precisa compras (mas não há a menor necessidade)

– The weels on the bus – É em inglês e tem livro de colorir divertido, o clipe da música The weels on the bus com a letra pra você cantar junto com seu pequeno.

 

 

 

 

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)