Aleitamento materno exclusivo para gêmeos é possível? Sim!


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Amamentação exclusiva para gêmeos - Karina Cristina Cuidado Materno Infantil - It Mãe
(Foto: Divulgação / Karina Cristina – Cuidado Materno Infantil)

Que o aleitamento materno é extremamente essencial para a saúde e desenvolvimento do bebê, você já sabe. Mas e quando o assunto é amamentação de gêmeos, será que é possível fazer o aleitamento exclusivo de dois sem o uso de fórmulas, por exemplo? E a resposta é SIM! 

Não existem dúvidas que esse é um dos maiores desafios da mãe de dois – e de um também – e até visto como uma tarefa praticamente impossível, mas, a consultora em aleitamento e mãe de gêmeos, Karina Cristina, explica que não é.

A especialista em amamentação indicou que o primeiro passo para tornar esse momento mais natural e tranquilo é procurar se informar sobre o aleitamento materno gemelar com profissionais durante a gravidez.

“O ideal é começar a se preparar ainda na gestação com informações sobre aleitamento e orientações específicas para gemelares. Estar bem preparada gera segurança para enfrentar as situações que estão por vir”, afirmou. 

Para ajudar você, a profissional listou algumas dicas muito importantes para que o aleitamento materno gemelar seja feito da forma correta. 

“Conciliar a mamada dos bebês no mesmo tempo, isso facilita e otimiza a rotina da mãe e da família; posicionar de forma correta, e existem posições que facilitam e muito a amamentação de gêmeos; ajudar eles a fazerem a pega correta, para conseguirem ter uma mamada efetiva…entre outras situações”. 

Clique aqui e confira uma matéria exclusiva de como evitar dores na amamentação. 

Por mais que seja um desafio, Karina ressaltou que é preciso ter perseverança: “Mas para que tudo isso aconteça além de um prévio conhecimento é preciso de paciência, persistência, treino e rede de apoio”.

Aliás, você não precisa e nem deve fazer tudo sozinha. Por isso, contar com ajuda do seu marido, familiares ou até uma babá é essencial para ter um tempo só para você. “Ter uma rede de apoio é fundamental para que a mãe consiga descansar, se alimentar, e para que a rotina da casa aconteça e ela consiga se dedicar aos bebês. Para mãe de gêmeos que deseja amamentar, ter ajuda profissional é fundamental”.

Mas será que mãe de gêmeos consegue produzir leite suficiente para dois bebês? 

Aleitamento materno exclusivo para gêmeos - Karina Cristina Cuidado Materno Infantil - It Mãe
(Foto: Divulgação / Karina Cristina – Cuidado Materno Infantil)

Essa é uma pergunta muito comum, mas Karina explica que sim, e que esse medo pode ser deixado para trás. “Sabendo que o maior estímulo para a produção de leite é a sucção efetiva e a extração do leite produzido, então, quanto mais estímulo mais leite a mãe produz. E como são dois bebês realizando esse estímulo, a mãe irá produzir leite suficiente para dois bebês”. 

Com sua vasta experiência na área, a consultora contou que o aleitamento exclusivo de gememos depende de vários fatores para que seja efetivo. “Já acompanhei muitas mães de gêmeos, e com muita determinação e empenho conseguiram amamentar exclusivamente. Mas, é claro, que não depende só da mãe, porque em alguns casos nascem gêmeos prematuros, baixo peso e essas questões nem sempre favorecem o aleitamento exclusivo. 

E completou: “Mas, para esses casos, existe a amamentação mista – quando o bebê recebe leite materno e outros tipos de leite -, que também é uma forma linda e importante de amamentação”.

SERVIÇO PARA IT MÃES:

Para saber mais sobre aleitamento materno de gêmeos, basta acessar o site oficial da Karina Cristina ou entrar em contato através do telefone (11) 9 8608-8490. Além disso, fique por dentro também de todas as novidades por meio do Instagram.    
Você também pode conferir um material exclusivo de dicas de como amamentar sem stress.   

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)