Dicas para evitar dores na amamentação

A amamentação é um dos momentos mais incríveis da maternidade, é quando mãe e bebê fortalecem seus laços de forma única e inesquecível. Mas, esse processo de aleitamento pode ser muito doloroso e frustrante para algumas mulheres. E sim, isso é normal!
Mas, é claro que algumas dicas de como evitar dores na amamentação são muito bem-vindas, não é verdade? Para isso, conversamos com a especialista em amamentação, enfermeira obstetra e consultora em aleitamento, Karina Cristina, para ajudar você a passar por essa fase da melhor forma possível.
Laserterapia para evitar dores na amamentação
Durante a amamentação, a profissional explicou que a maior causa de dor mamilar é a pega errada e a segunda causa é o freio lingual. Para ajudar no alívio e também a cicatrizar feridas, a Karina indica a laserterapia aliada à analgesia nos quadrantes da aréola.
“Para acelerar esse processo de cicatrização da ferida, a mãe pode fazer a laserterapia de baixa potência direto no mamilo, que reduz a dor e o desconforto, mas corrigir a causa é o mais importante, como a pega errada”.
Karina pontuou que a mãe não precisa ficar sofrendo e deve procurar ajuda especializada o quanto antes: “Toda dor tem seu valor. A dor da mãe precisa de atenção e a amamentação não precisa ser sofrida. Se você começou a ter dor, procure ajuda antes que piore, pois dá para ser mais leve, menos estressante. O mais importante é corrigir o problema, a causa da dor, com um profissional especializado”.

A pega correta
Aliás, para evitar esses machucados nas mamas, aprender a fazer a pega correta pode salvar – literalmente – as mães. “O bebê não precisa pegar toda a aréola, mas a maior parte. O importante é que o bebê esteja alinhado, cabeça com tronco, firmado e, quando faz a abertura da boca, seja guiado da forma correta. Se o bebê pega mais o mamilo, ele vai te machucar. Se aparecer uma covinha na bochecha, por exemplo, é sinal de pega errada”, ensinou a profissional.
E continuou a explicação: “Se o bebê chorar, também é sinal que a pega não está correta e ele não está sendo amamentado. Para isso, ele precisa estar com a boca o mais aberta possível, com os lábios para fora e o queixo sobre a mama.
Rosquinha protetora
Uma grande dica de Karina é fazer com um paninho de boca ou fraldinha a chamada rosquinha protetora, que protege o mamilo da sensibilidade causada no início da amamentação ou até mesmo por alguma ferida feita pela pega incorreta e, assim, evitar dores na amamentação.
Para fazer, é muito fácil! É só seguir o passo a passo da profissional:
- Passo 1: posicione uma fraldinha de boca na longitudinal e feche em formato de triângulo;
- Passo 2: depois, enrole começando pelas pontas do triângulo;
- Passo 3: em seguida, torça a fraldinha e já faça um formato de rosquinha;
- Passo 4: Esconda as pontas ou de um nó.
No Instagram da Karina você pode assistir ao vídeo desse tutorial!
Rede de apoio para a mãe
Para finalizar, Karina ressaltou a importância de ter uma rede de apoio e ainda afirmou que a mãe não precisa fazer tudo sozinha e pode aceitar essa ajuda: “Você precisa começar a relaxar, delegar algumas coisas para outras pessoas ajudarem no que for possível para dar esse alívio, para a mãe ter um tempo para ela, pois os bebês dão muita demanda. Dá para ser uma mãe sem stress amamentando quando você permite essa ajuda”.
SERVIÇO PARA IT MÃES: Para saber mais sobre o trabalho de assessoria da Karina Cristina, basta acessar o site oficial ou entrar em contato através do telefone (11) 9 8608-8490. Fique por dentro também de todas as novidades por meio do Instagram.