Mala das crianças sem drama


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa
Especialista em organização residencial e pessoal, consultora e palestrante
Capinhas de tecido respirável e com visor. Você precisa ter (foto: Ingrid Lisboa)

 

Férias à vista, mães aflitas. Desculpem-me o trocadilho – e também este quê de dramatismo -, mas acho realmente aflitivo saber que o feriado se aproxima e temos nada menos do que duas, três ou até quatro malas para arrumar (a sua, a das crianças e, às vezes, até a do marido). Com a mala à nossa frente e o armário da criança aberto, começamos um interessante processo mental que mistura previsão do tempo com adivinhação. Afinal, fará frio ou calor? E se chover? E se ele não quiser usar este casaco? E se o tênis novo machucar? No final do exercício mental, eis que surge uma mala que mais parece um anexo do closet da criança para, no final do feriado, ela ter usado apenas as mesmas roupas de sempre.

Como adoro aproveitar o feriado com meu pequeno e tudo o que não quero é andar com ele no colo apenas porque o tênis novo machucou, vou dividir com você minha estratégia (que ensino para as mães que procuram a Home Organizer) para arrumar a mala infantil de forma rápida, prática e, principalmente, com peças que ele vai mesmo usar:

1) Regra principal: leve apenas duas trocas de roupas de passeio para cada dia de viagem. Como os feriados são de, em média, três dias, você terá de levar 6 trocas. Matemática simples? Não! Porque existe uma segunda regra para que esta primeira realmente funcione é:

2) Todas as trocas de roupa devem combinar entre si, para que, se seu filho sujar somente a camiseta, você não tenha de substituir também a calça, por exemplo. Ou seja, se todas as camisetas coordenarem com todas as calças e bermudas, você tem um pequeno guarda-roupa versátil dentro da mala.

3) Para os sapatos, um tênis confortável + um sapato mais arrumadinho + um chinelo ou sandália são suficientes. Exceção apenas para quem vai para locais com barro, como cidades montanhosas ou fazendas. Neste caso, leve dois tênis.

4) No mais, leve apenas 2 casacos bem quentinhos, um pijama, 6 calcinhas/cuecas, 6 pares de meias e 1 roupa de banho.

5) Acessórios de inverno: leve 2 toucas que coordenem com todas as trocas e 2 pares de luvas de cores escuras, porque eles colocam as mãos em qualquer lugar.

6) Para o nécessaire, praticidade: nada de sabonete + shampoo + condicionador. Opte pelos sabonetes “da cabeça aos pés”, que fazem tudo ao mesmo tempo e ainda nos ajudam a dar um banho mais rápido nos pequenos.

7) E, por favor, deixe em casa tudo o que for novo e possa incomodar a criança, como sapatos, tênis e tiaras. Devem ficar em casa também roupas com babados ou as feitas de tecidos que amassam demais.

8) Para organizar a mala e mantê-la assim até o dia da volta, o segredo é levar tudo em saquinhos. Não, não estou falando dos sacos de sapatos nem de saquinhos plásticos, mas de capinhas de tecido respirável com visor (aliás, vocês logo vão descobrir que eu AMO capas de todo tipo). Sacos de sapatos são incríveis, mas ninguém vê o que está dentro e daí toda a organização vai por água abaixo. Falo de capas mesmo, como as da foto. Sempre uso uma para cada tipo de roupinha do meu filho.

9) Para terminar, organize a mala com o nécessaire e as peças mais pesadas embaixo e as mais leves em cima, para não amassar tanto. Coloque todos os sapatos em saquinhos de sapato (com visor) e os acomode nas lateraisVoilá! Mala pronta!

Testem as dicas e depois me contem. Ótima viagem!

 

 logo home organizer

  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Data da postagem: 24 de dezembro de 2015

Tags: , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)