Ideias para o lanche da escola


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa
Especialista em organização residencial e pessoal, consultora e palestrante

Frutas picadinhas, como manga e mamão, que não oxidam, além da clássica bisnaguinha são algumas alternativas de lanche (foto: Daniela Folloni)

Quando meu filho entrou no primeiro ano do ensino fundamental e tive de começar a providenciar o lanche da manhã, achei que seria moleza. Uma semana antes do início das aulas, porém, percebi quenão seria tão rápido assim. Afinal, o que eu deveria mandar na lancheira? Sabia que diversos itens estariam proibidos pela falta de praticidade (como pão de queijo, que ele adora mas não come frio…).  Resolvi pesquisar. Quando perguntei para algumas vizinhas com filhos da mesma idade  o que mandavam de lanche, fiquei decepcionada, porque meu filho sempre comeu comida saudável e me neguei a acreditar que teria de colocar bolacha recheada na lancheira, apenas pela praticidade.

No entanto, ao buscar opções saudáveis topei com ideias muito saborosas para o universo infantil, mas com praticidade zero para quem, como eu, prepara o lanche às seis da manhã. Um dos cardápios chegava a sugerir alimentos como pasta de atum com requeijão, o que para mim soa impossível visto que não faz sentido preparar apenas uma porção da tal pasta.

Daí resolvi organizar um cardápio de lanches realmente eficiente, customizado para o paladar do meu pequeno, minha disponibilidade de tempo e com opções saudáveis – ou pelo menos com baixo índice de “porcarias”.

O cardápio do meu pequeno estudante tem sempre: 1 fruta (inteira ou picada),1 suco ou iogurte e 1 lanche ou outro carboidrato.  As opções que incluí neste cardápio – e fizeram sucesso – dividido agora com vocês.

 

  • Bebidas: sucos gostosos e quase sempre sem açúcar, tais como os integrais de maçã (marcas Yakult, Greenday e Sanjo), integral de uva tinta e branca. Segunda, quarta e sexta vai na lancheira iogurte, quase sempre da marca A Fazenda, que tem omaior índice de cálcio (60% dasnecessidades diárias) das marcas que já comprei.
  • Lanchinhos: pão (bisnaguinha comum, bisnaguinha integral, de batata ou de cenoura) com requeijão, geleia adoçada com suco de fruta ou peito de peru com queijo. Coloco também bolos simples, bolo de rolo (ele ama!) e barrinhas de frutas (como barras de banana marca Supino, que tem cobertura de chocolate).
  • Frutas: escolho para a lancheira apenas as que amassam pouco, como banana prata, manga (cortada, vai num potinho),  maçã, pera firme, uvas (no potinho, higienizadas). Caqui e figo, muito sensíveis, ficam de fora, bem como maçã cortada, porque oxida. Outras opções que adotei são frutas secas. Aqui em casa funcionam muito bem castanhas e damascos
Se tiverem outras ideias, vamos compartilhar! Mande para contato@itmae.com.br

Um beijo,

Ingrid

PS: Se quiser aprender mais sobre cardápios, rotinas infantis e planejamento pessoal, participe do meu Curso de Gestão e Administração Doméstica.Vai começar um novo logo mais! Mais informações no site: www.cursodeorganizacao.com.br


  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)