Receitas caseiras para deixar a casa longe de mosquitos e poeira

Como fazer um repelente de mosquito em casa? Como dimunuir a poeira dos ambientes? Temos soluções


Flávia Ferrari
por: Flávia Ferrari
Home expert, criadora do canal no You Tube A Dica do Dia, palestrante e autora do livro “A dica do dia: Soluções práticas para facilitar sua vida”

Você sente que precisa lidar o tempo inteiro com a poeira? Os mosquitos atrapalham o sono dos seus filhos sempre que a temperatura aumenta um pouco? Pois é, todo mundo passa por momentos em que não sabe como otimizar o dia a dia, ao mesmo tempo em que se livra de problemas básicos como esses. Vamos, então, às soluções? Ah, e tudo isso com receitas caseiras, super simples de colocar em prática!

Foto: Dmitry Zvolskiy / Pexels

Como fazer um repelente de mosquito em casa?

Aqui, nós vamos partir do mesmo princípio do aromatizador na panela. Vamos fazer uma mistura, dentro da panela, para deixar aquele aroma gostoso na casa inteira. A ideia também é que a gente aromatize a casa para que não tenha problema com mosquitos. E a receita é muito simples.

A gente vai usar um óleo de citronela, daqueles que acha no mercado facilmente. É um óleo que as pessoas usam, em geral, em limpeza. Você vai achá-lo na prateleira de limpeza do seu mercado.

Com esse óleo em mãos, você vai pegar um pote de vidro – pode ser um reciclado de conservas, daqueles de palmito. Você vai preencher de água e colocar de 20 a 30 gotas desse óleo, para ficar bem forte o cheiro de citronela, porque é ela a responsável por espantar os mosquitos.

Para a gente potencializar esse odor, você vai colocar uma velinha no centro e acender. O calor vai dissipar todo esse cheiro, e os mosquitos não vão chegar perto de você. Ou seja, é um repelente muito barato!

Uma alternativa, se você quiser também, é passar o óleo de citronela nas lâmpadas da sua casa, naquelas que aquecem. Se você não estiver usando as versões econômicas, mas aquelas que esquentam, elas também vão dissipar o cheiro. Vale aplicar de uma a duas vezes na semana, dependendo do tempo de uso, para que você tenha o perfume da citronela funcionando e os mosquitos não cheguem perto de você nem de quem você ama.

Dicas para diminuir alergias

Agora é hora de falar de alergias. E não é só uma questão de coçar o nariz ou de estética, é uma questão de saúde. Temos aqui reúnidas algumas boas práticas para fazer com que a casa fique mais agradável e mais receptível para quem tem alergias. Veja as respostas para algumas das principais dúvidas sobre o assunto abaixo:

Quanto mais natural o material da sua roupa de cama, melhor. Ou seja, roupa de cama em algodão é o que há, e quanto mais fios, mais agradável ao toque. A troca dessa roupa de cama deve ser semanal, então, toda semana você faz a lavagem e a troca dos jogos de lençol, para deixar a roupa sempre limpa e arejando.

O ideal é não fazer a cama assim que sair dela, porque ela ainda tem que esfriar, circular o ar que formou durante a noite, antes de fechá-la novamente para um próximo ciclo de descanso.

Uma coisa importante para quem tem alergias é substituir os cobertores de lã por edredons ou aqueles cobertores de plush. Os edredons são, agora, muito bacanas também, porque você pode colocar capas que são laváveis e serem lavadas com a mesma frequência dos lençóis.

E os travesseiros e colchões, podem receber capas antiácaros, que diminui, e muito, a alergia de quem dorme neles.

A forma de lavar tudo isso é muito simples. Sempre opte por detergentes neutros – quanto menos perfume melhor. Se você não tiver detergente neutro na sua casa, você pode optar por sabão de coco.

Depois de lavado, o ideal é que você enxágüe mais de uma vez para tirar qualquer resíduo de produto. E você também pode substituir o amaciante pelo vinagre. A principio você vai falar “Nossa, as minhas peças vão ficar cheirando a vinagre?”. Não, o vinagre vai agir e o cheiro de vinagre vai desaparecer logo. Você pode usar água quente, porque as altas temperaturas acabam com os ácaros.

Você também pode garantir que todas as suas peças de enxoval estejam bem secas antes de serem guardadas. Porque se não tiverem 100% secas abrimos as portas para ao aparecimento de mofos que também são fontes de alergia.

A manutenção da roupa de cama inclui passar também a ferro quente e deixá-las bem em ordem. Se você for usar um lençol ou travesseiro que não é usado há muito tempo, o ideal é lavá-lo antes do uso. Os travesseiros devem ser lavados a cada seis meses, e a maioria dos modelos pode ser lavado em casa, na máquina de lavar roupa.

O colchão também tem que ter uma manutenção a cada 3 meses. Fazendo a limpeza com bicarbonato de sódio e também rotacionando. Esse procedimento vai garantir mais saúde na sua casa.

Outras dicas rápidas para evitar o acúmulo de poeira:

  • Evite espanadores. Faça a limpeza com aspirador de pó ou pano molhado, para não levantar poeira no ambiente.
  • Evite os tapetes felpudos que acumulam muita poeira, remova-os do ambiente!
  • Se você tem bichinhos de pelúcia, lembre-se de lavá-los periodicamente e deixá-los 24 horas no freezer para que os ácaros desapareçam.
  • É importante deixar a casa arejada, mesmo nos dias mais frios. Deixe uma fresta da janela aberta por 15 minutos para trocar todo o ar do ambiente.
  • Também é recomendável evitar a utilização de velas aromáticas e outros perfumes que podem desencadear alergia.
  • A limpeza pode ser feita com uma solução de partes iguais de água e vinagre, que se transforma num multiuso super funcional. O bicarbonato também é um grande aliado para quem tem alergia.

Organize-se com este cronograma de afazeres domésticos para ficar mais tranquila com a casa e aproveitar mais tempo com os filhos!

  • Flávia Ferrari

    Flávia Ferrari é home expert, autora do livro “A dica do dia: Soluções práticas para facilitar sua vida” e palestrante. Formada em engenharia, é criadora do canal A Dica do Dia, que tem como objetivo descomplicar a vida em um clique trazendo dicas caseiras de decoração, limpeza, organização, truques para o cotidiano e muito mais. Ela é mãe da Bia e do Fifo, de 13 e 11 anos.

Data da postagem: 3 de fevereiro de 2020

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)