Entradinha chique com cogumelos fica pronta em 15 minutos


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
Sirva o creme em temperatura ambiente (foto: Monique dos Anjos) Sirva o creme em temperatura ambiente (foto: Monique dos Anjos)

 

“Você imaginava que iria ter uma filha panamenha?”, me perguntou uma outra mãe recentemente. Não, não imaginava. Também não imaginava que conseguiria aprender espanhol. Achava que meu cérebro já estava à beira de uma pane com os idiomas que eu estudava e que não havia mais espaço na memória. Daí veio a mudança para o Panamá. Logo, veio Victoria. E ainda que eu não saiba onde estaremos vivendo em três ou cinco anos, não queria repetir meu portunhol improvisado ao lado dela. Primeiro porque acho que ela merece escutar as palavras como elas realmente são ditas (seja em português, que eu falo com ela, seja em alemão, que é a língua do papai ou em espanhol, a língua do seu país). E segundo porque definitivamente acrescentar “ito”, mudar a entonação ou eliminar vogais não transforma o português automaticamente em espanhol. Aprenda com meus erros:

Era uma vez no restaurante:

O garçom disse que minha carne não tinha “grasa” e eu, sem saber que ele falava de gordura, achei que era piada e respondi que queria uma mais divertida.

No bar:

Minha bebida não chegou e eu disse: “pedi, pero no veo”. O que a garçonete entendeu: “não vejo minha bebida” O que deveria ter dito: “he ordenado, pero todavia no ha llegado”.

Estreitando (ou não) os laços com a vizinha:

No meio de uma receita percebo que falta óleo de cozinha. Corro na vizinha e solto um: “me empresta um poquito de grasa”? Ela sorri, gentilmente me corrige e me traz um pouco de “aceite vegetal”.

Com medo de repetir gafes gramaticais como essas, já cheguei a rodar por horas no supermercado em busca de certos produtos cuja versão em espanhol eu desconhecia. Sorte que com o tempo – e o google tradutor – a gente acaba aprendendo o nome de ingredientes que estamos sempre buscando. Foi assim que aprendi as palavras hongos, mantequilla, salsa de soja, crema de leche, cebolla e ajo. Tudo o que precisava para minha receita improvisada de creme de cogumelo, para você receber os amigos no maior estilo ou simplesmente fazer seu momento “eu mereço”com um jantarzinho simples, mas cheio de charme durante a semana.

Besos,

Monique

Entradinha chique de creme de cogumelos

Ingredientes

  • 01 bandeja de cogumelo fresco (como paris, por exemplo)
  • 01 colher (sopa) de manteiga
  • 01 colher (sopa) de molho de soja
  • 01 cebola (pequena) picada
  • 01 dente de alho picado
  • 01 lata de creme de leite
  • Salsa e cebolinha para decorar
  • Sal e pimenta a gosto
  • 24 barquinhos para canapés

Modo de preparo

Em uma frigideira, doure a cebola e o alho na manteiga. Acrescente os cogumelos lavados e picados, tempere com sal e pimenta e refogue por cinco minutos. Inclua o molho de soja e o creme de leite. Baixe o fogo e cozinhe até pouco antes de levantar fervura. Leve essa mistura ao liquidificador e bata até obter um creme. Espere esfriar e distribua-o em barquinhos. Sirva em temperatura ambiente e finalize com salsa e cebolinha picada.

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)