Batata ao murro com alecrim: preparo fácil e lúdico


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe
Batatas ao murro com alecrim indo para a assadeira. Depois de prontas, elas ficam douradas e deliciosas (foto: It Mãe)

A batata ao murro é um acompanhamento muito gostoso que vai bem com carne, peixe (com um salmão assado… hummm). Fica mais que perfeita no tamanho bolinha e com alecrim. E ainda tem um preparo lúdico – dar murrinhos na batata – que pode ser o gancho ideal para trazer seu filho para a cozinha e despertar o interesse dele por esse alimento. Segundo especialistas – e posso comprovar com a experiência aqui em casa – quando a criança se envolve no preparo de um alimento, ela fica muuuito mais propensa a experimentá-lo.

Tempo de preparo: 1 hora (mas você não tem muito trabalho, o que demora mesmo mesmo é o tempo no forno. Então, se você se planejar, fica bem fácil)

Vamos ao modo de preparo?

Ingredientes

  • 20 batatas bolinhas (para um rendimento de 4 porções – nas próximas você calcula se vai mais ou menos)
  • azeite
  • 4 ramos de alecrim (se for fresco, da horta ou da bandeja, melhor, mas também vale o seco, de pacotinho)
  • 1 pano de prato limpo
  • sal a gosto

Dicas para otimizar o tempo de preparo da batata ao murro:

Já deixe no jeito uma assadeira forrada com alumínio e untada com um fios de azeite.

Ligue o forno para ir aquecendo a 200 graus.

Modo de preparo

Parte 1 – batata ao murro

Lave as batatas em água corrente, dentro de uma bacia. Depois, tire-as da água em vez de escorrer a água, pois as sujeiras costumam se acumular no fundo da bacia e se você virar a bacia, elas voltam. Coloque as batatas numa panela média, cubra com água e coloque para cozinhar por 6 minutos – ou o tempo suficiente para que dê para espetar um garfo nelas sem esforço.

Parte 2 – Batata ao murro

Retire as batatas da água e deixe ficarem mornas (para acelerar o processo vale passar um pouco na água fria da torneira). Em seguida, seque as batatas com um papel toalha. Estique o pano de prato na mesa ou balcão e distribua as batatas em uma metade dele. Cubra-as com a outra metade do pano de prato.

Então, dê murros com força moderada para romper as batatas sem destruí-las – essa é a parte que você pode chamar as crianças para participar. Depois de todas as batatas conforme pede o nome do prato, batata ao murro, coloque-as numa assadeira (dica: forre-a com papel alumínio, assim você evita que grude e também facilita na hora de lavar a assadeira). Então, regue fios de de azeite na assadeira. Ponha as batatas, tempere com sal a gosto – pode ser o fino ou o grosso, sal rosa ou ainda um temperado (no caso do sal mais grosso coloque menos pois ele salga mais) e finalize com alecrim.

Coloque alecrim sobre as batatas – outra tarefa para as kids! E aí, se forem raminhos frescos, segure um ramo com a mão fechada e vá puxando as folhas no sentido contrário ao nascimento delas. Faça isso sobre sobre as batatas. O aroma delicioso e a diversão no processo são garantidos. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus.

Tá pronto?

Depois de uns 45 minutos as batatas estarão prontas. Elas precisam estar com a casca douradinha e mais crocantes por fora, molinhas por dentro. Na dúvida, tire uma para experimentar.

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Data da postagem: 14 de julho de 2020

Tags: , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)