Será que você está limitando o seu sucesso?
Olhe para você mesma e se pergunte: será que seu jeito de enxergar a realidade pode estar distorcido? (foto: 123TRF)
Essa pergunta pode parecer estranha: como é que você mesma atrapalharia o próprio sucesso? Como é que você mesma não deixaria seus maiores objetivos e vontades acontecerem? A razão é que muitas vezes reagimos às situações não necessariamente por aquilo que elas realmente são, mas por meio de nossas crenças/pensamentos sobre elas. Escutamos afirmações desde pequenos e vamos tomando como verdades, pois ainda não somos capazes de julgá-las. Estou falando das chamadas crenças limitantes, construídas por nossas experiências anteriores, de forma inconsciente, na nossa infância e adolescência.
Por causa dessas crenças, nossa forma de enxergar a realidade pode estar distorcida. Acreditamos em determinados pensamentos sem avaliar se são verdades – e acabamos interpretando errado o que está acontecendo. Podemos ver a situação de forma exagerada, ou minimizada, ou nos vermos como a vítima, ou ver tudo pelo lado pessimista… Tudo isso simplesmente por termos ideias que foram “colocadas” em nós quando não éramos capazes de questioná-las. Essas crenças podem estar relacionadas com merecimento, capacidade, crescimento, entre outras.
Algumas dessas crenças limitantes comuns, e que facilmente você reconhece, são:
“Nunca vou conseguir emagrecer.”
“Sou muito velha para isso.”
“Nunca vou conseguir/ não posso/ não consigo.”
“Na nossa família ninguém é bom em esportes.”
A mente cria verdades que não estão ali. Para reconhecê-las, você pode observar seu dia a dia. As crenças limitantes são aquelas que estão impedindo você de fazer algo. São ideias que você toma como verdadeiras – e que dizem que algo tem que ser de determinada forma.
Um exemplo? Aquela pessoa que acha que veio ao mundo para sofrer e que não pode, então, se permitir ser feliz.
E quantas outras crenças você carrega no seu dia a dia, escutadas em casa, e não se dá conta e acaba repetindo aos seus filhos?
Toda crença é limitante. Somente a partir do momento em que tomamos consciência dela será possível questioná-la e transformá-la.
Observe sua vida. O que você faz sem pensar? O que repete das falas de seus pais, sem questionar? O que é: “Eu devo…” ou “ eu não posso…”?
Pensamentos limitam nossa forma de viver. Podem sabotar nossa vida e até mexer com nossa auto-estima. Substitua a crença limitante por algo positivo, fortalecedor, pois a crença pode ser a razão de seu sucesso ou de seu fracasso. Ressignifica-la só depende de você.
OLHA SÓ OS PRODUTOS E SERVIÇOS QUE SÃO A CARA DAS IT-MÃES