Como escolher a escola de acordo com o seu estilo de vida


Maria Carolina Signorelli
por: Maria Carolina Signorelli
Psicóloga de crianças e adolescentes

crianca_meninos_escola

Pergunte a si mesma: eu imagino meu filho nessa escola? (Foto: Freeimages)

Quando chega a hora de escolher a escola dos filhos, é muito comum bater aquela insegurança! Afinal, quais são os critérios que os pais devem levar em conta? Pois eu vou te desafiar a considerar algo bem importante: seu estilo de vida! Vamos entender melhor este aspecto? Ao tentar encontrar a resposta, você vai perceber que são muitas as variáveis envolvidas nesta escolha. Mas esta é uma decisão que tem muito mais a ver com sua a realidade, com seus valores pessoais, com a sua forma de compreender o mundo, do que de fato, com a classificação desta escola no último ENEM – até porque esse ranking de escolas é apenas mais um dado, que pode pesar mais para uns pais e menos para outros.

Eu já vi vários pais fazerem escolhas não muito acertadas por se renderem à influência de famílias que tinham um perfil bem diferente da deles. Por isso, vale a pena se questionar a respeito do que você considera essencial numa escola. É sempre bom lembrar que não existe a escola perfeita. A gente tem que tomar muito cuidado com as idealizações: todas as escolas tem pontos fracos e fortes. É preciso considerar também o “peso” que cada família dá para as qualidades e os “defeitos” das opções que estão considerando. Não existe uma escola que se encaixe em todos os perfis e demandas familiares, já que nem todo mundo compartilha dos mesmos ideais, visões e opiniões. E que bom, pois é na diversidade que nos enriquecemos, não é mesmo? Abaixo, listo alguns pontos que podem te servir de “guia”, enquanto você está aí fazendo suas reflexões:

Ao visitar uma escola, pergunte-se : imagino meu filho aqui?

As particularidades do seu filho devem ser um critério. Isso te ajudará a ter foco para escolher uma escola que se encaixe ao perfil dele. A escola deve estar preparada para te ajudar a analisar esta questão. As famosas “sondagens” que as escolas costumam fazer, aliás, têm como objetivo conhecer um pouco o perfil da criança, e não propriamente avaliar os aspectos pedagógicos.

Considere a praticidade e suas possibilidades financeiras

De nada adianta você ter adorado uma escola que fica a uma distância inviável da sua casa, ou que não se encaixa no seu orçamento. Qualidade de vida também conta! Principalmente nas grandes cidades, pode ser muito estressante para toda a família gastar muito tempo no trânsito, diariamente, no trajeto casa-escola.

Não se preocupe tanto em esclarecer qual a metodologia de ensino da escola

Você não precisa ser “doutor em pedagogia” para escolher uma boa escola para seu filho. Aguce sua intuição! A escola pela qual você sentir maior empatia, provavelmente terá a proposta pedagógica que mais combina com os critérios que são importantes pra você.

Não se cobre para escolher “a escola para a vida toda”

Vale lembrar que, assim como toda escolha que fazemos na vida, com a escola não é diferente: por mais cuidado e coerência com que esta tenha sido feita, não deixará de ser uma aposta. Não vem com atestado de acerto! Se algo não funcionar de acordo com o esperado, esta decisão poderá ser revista. E tudo bem!

Depois de se informar com os amigos e visitar algumas escolas, tome sua decisão sem medo! Lembre-se que escola é lugar de aprender, mas também de viver novas experiências, exercitar a criatividade e desenvolver o senso crítico. Ali, os pais também tem a oportunidade de ampliar os vínculos e construir novas amizades. É uma fase muito gostosa, de inúmeras descobertas para toda a família, aproveite!

  • Maria Carolina Signorelli

    Psicóloga e mãe de Gabriela e Fernando. Ou vice-versa! Atende crianças e adolescentes no consultório e é expert em orientar os pais em seus dilemas

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)