Tudo sobre o quarto montessoriano para bebês


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Quarto montessoriano para bebês It Mãe

O estilo de quarto montessoriano para bebês está na moda. Mas, muito mais do que tendência de design e decoração, o estilo montessoriano vem da linha montessori de educar os pequenos.

Em resumo, o método montessoriano foi desenvolvido na primeira década dos anos 1900, pela pedagoga Maria Montessori, que tinha o objetivo de educar as crianças de forma pouco invasiva. 

Ou seja, os adultos interferem menos para que os bebês e as crianças se tornem mais independentes e autodidatas. Por outro lado, aguçam a curiosidade da criança. E é aí que entram os elementos de decoração. 

A decoração montessoriana

E como dar independência para seres tão pequenininhos? Simples, apesar de assustador para alguns pais, há dicas simples, como colocar elementos na altura deles, e não na nossa. Por isso, a cama fica no chão (sim, isso mesmo), para que ele possa se deitar quando quiser e possa se levantar quando quiser, sem depender dos pais para isso. 

Quarto montessoriano para bebês Cama It Mãe

As prateleiras com livros e brinquedos também ficam na altura deles. Dessa maneira, os pequenos têm liberdade de escolher o que querem pegar, assim como, também, conseguem guardar ao terminar a leitura ou brincadeira. 

Quarto montessoriano para bebês Prateleiras It Mãe

Além disso, há muitos outros elementos que agregam um quarto montessoriano para bebês, que também fazem parte desse método de ensino. Veja: 

  • Tapete: ter um tapete fofinho para a criança se sentar e brincar é essencial. É um espaço para ela entender que pode brincar ali!
  • Barra na parede: todo quarto montessoriano tem uma barrinha afixada na parede para o bebê começar a se sustentar sem a ajuda dos pais. Útil para os pequenos, que estão começando a se levantar e andar, e também é útil para os maiores, que podem desenvolver outros tipos de brincadeiras. 
  • Espelho: ter um espelho (também à altura das crianças) é ótimo para se reconhecerem, se conhecerem e brincarem com seu reflexo. Além disso, amplia o ambiente e traz personalidade ao quarto, né?!
Quarto montessoriano para bebês Tapete It Mãe

E é claro que precisa ter alguns cuidados. Vale investir em travas de portas e gavetas, para que eles não as abram enquanto estiverem sozinhos no quarto. Protetores de tomadas e quinas também são bem-vindos!

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)