7 coisas que ninguém deveria falar para grávidas

A gestação tem muitas descobertas e expectativas. Também tem desconfortos, regras e sempre gente disposta a dar opiniões. Umas bem-vindas; outro nem tanto! Sempre tem uma ou outra pessoa que consegue fazer os comentários mais desnecessários e acabar com a felicidade do momento. Por isso, relacionamos aqui oito coisas que ninguém deveria falar para grávidas.
1- Tamanho da barriga
Muitas mulheres demoram um tempo para conseguirem se identificar no espelho quando vêem aquela nova imagem rechonchuda. Então, falar para uma gestante sobre o tamanho da barriga é o equivalente a falar sobre o peso de uma mulher. Se, por outro lado, a barriga estiver pequena ela pode sentir que não está saudável.
2- Histórias sobre partos
Antes de mais nada, essa é uma das coisas que ninguém deveria falar para grávidas, em especial para mães de primeira viagem. A não ser que a futura mamãe te pergunte, guarde qualquer história sobre parto pra você, principalmente se ela parecer mais uma história de terror.
3- Julgamentos sobre o sexo do bebê
Se você tem curiosidade sobre o sexo do bebê pergunte, mas não faça nenhum comentário desnecessário depois de saber. Dizer que meninos dão mais trabalho ou que meninas tendem a se apegar ao pai são frases totalmente desnecessárias. Evite o constrangimento de um sorriso amarelo.
4- Dificuldades no pós-parto
De antemão, todo mundo sabe que criar um filho tem suas dificuldades. Porém, uma gestante não precisa ser lembrada disso a cada vez que encontrar alguém. Se for comentar alguma coisa fale sobre as coisas boas, a negatividade deve passar longe de todos, ainda mais se você está gestando um bebezinho.
5- Palpites de qualquer tipo
Este aqui vale principalmente se você não tem intimidade com a gestante. Pode ter certeza que ela já ouviu zilhões de palpites da família e dos amigos, ela não precisa ouvir de conhecidos (ou até mesmo de desconhecidos) também. Se ela precisar de alguma orientação, ela vai pedir.
6- Comentários indiscretos
Sempre tem alguém que consegue ser o mais indiscreto e desagradável possível e pergunta coisas como “Foi planejado?”, “Você sabe quem é o pai?”, “Grávida, de novo?”.
Não preciso nem dizer que a negativa aqui é máxima, né?
7- Críticas
Sejam críticas ao nome que a mãe escolheu para o bebê, sobre a roupa que escolheu para sair ou sobre qual maternidade ela escolheu para o parto. Enfim, se for uma crítica, simplesmente não diga!