Quando a criança já pode tomar leite?


Natália Folloni
por: Natália Folloni
Nossa repórter adora crianças e acredita que uma mulher tem o direito de ser imperfeita sem deixar de ser uma boa mãe.

leite copo

O alimento pode causar alergia nos pequenos, especialmente antes dos 12 meses (foto: Freeimages)

Até o sexto mês de vida, a Organização Mundial de Saúde recomenda que o bebê seja alimentado exclusivamente com o leite materno. A partir daí, começa a introdução de alimentos sólidos, como papas salgadas e frutas. Mas, embora a recomendação seja de que o aleitamento continue até os 2 anos ou mais, geralmente o leite de vaca faz parte da dieta antes disso, seja in natura ou mesclado em receitas. Como a bebida pode causar alergias, especialmente nos primeiros anos de vida, muitas mães se perguntam: quando meu filho já pode tomar leite? Maria Elisa Yaemi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, responde essa e outras dúvidas comuns sobre o tema abaixo.

Qual a idade certa para a criança começar a tomar leite de vaca?

Sabe-se que o leite de vaca pode causar alergias, por isso, só deve ser oferecido para as crianças, tanto para beber quanto em receitas, a partir de 1 ano de idade.

Quais os riscos da ingestão do leite antes dessa idade?

Com o trato intestinal pouco desenvolvido, o consumo de leite de vaca antes dessa fase pode causar alergias, que podem aparecer como bolinhas na pele ou mesmo otites de repetição (infecção no ouvido).  Por isso, caso o bebê não possa ser amamentado no peito, o ideal é que ele tome fórmulas especiais indicadas por idade (existem produtos para bebês de 0 a 6 meses e de 6 meses a 1 ano), sob orientação do pediatra.

E quanto a leites vegetais ou de outros animais?

Em nossa cultura, tomar leite de vaca é comum, já que ele é bastante acessível. Mas é importante deixar claro a criança pode obter os nutrientes que precisa com outros alimentos. Caso o seu filho apresente alergia ou intolerância ao leite de vaca e derivados, uma boa ideia é trocar por leite de outros animais, como de cabra, ou por vegetais, como à base de soja ou de arroz. Vale observar a quantia de ferro e cálcio presentes na bebida. Já as versões desnatadas não tem gordura o suficiente, então, melhor optar pelo integral.

As dicas se aplicam a receitas que levam leite?

Sim! Se a criança não tiver completado 1 ano de vida, todas as suas comidas devem ser preparadas sem leite. O popular purê de batatas, por exemplo, pode ser feito com leite de coco, azeite ou margarina sem lactose.

  • Natália Folloni

    Nossa repórter adora crianças e acredita que uma mulher tem o direito de ser imperfeita sem deixar de ser uma boa mãe.

Data da postagem: 18 de janeiro de 2016

Tags: , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)