Dicas para não errar no bolo de aniversário!


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães

Afinal, o bolo do parabéns é uma das grandes estrelas da festa! 

Bolo de aniversário It Mãe

No que diz respeito a festas de aniversário, o bolo do parabéns é sempre um assunto muito comentado, um item muito esperado e desejado por todos os convidados – crianças, jovens, adultos, idosos… Todo mundo adora um pedaço de bolo bem gostoso! 

E é claro que um bolo festivo não pode ser apenas gostoso. Além disso, a decoração é superimportante, afinal é uma peça chave da mesa de doces, das fotos do parabéns, de toda essa reunião especial. 

Com isso, muita gente fica com medo de errar no bolo – seja na escolha do sabor, no tipo de cobertura, na quantidade… Mas, calma! Se esse é o seu caso, vamos te ajudar com algumas dicas práticas e básicas. Aproveite! 

1- Tamanho do bolo

Sabe aquele ditado de festa que diz: “é melhor sobrar do que faltar”? Pois bem. Sobrar um pouquinho, para comer bem geladinho no dia seguinte é uma delícia – ou para deixar um convidado ou outro levar um pedacinho para casa. Mas, sobrar mais de um quilo de bolo já é demais, né? 

Para isso não acontecer mais, conte 100 gramas de bolo por convidado a partir dos 12 anos. Para menores de 12 anos, 80 gramas bastam. Crianças menores de um ano não entram na conta. 

2- Formato do bolo

O formato do bolo influencia diretamente no quanto ele vai render. Afinal, bolos retangulares e baixos rendem mais do que os redondos e altos. Porém, normalmente, os redondos e altos são os mais pedidos por serem esteticamente mais bonitos, a depender do tema da festa.

Caso você não queira abrir mão dos redondos, uma boa solução é encomendar um bolo de corte (que fica na geladeira durante a festa) e um bolo fake para a mesa. E nada daqueles bolos de EVA, típicos dos anos 2000. Hoje em dia, há bolos fakes que parecem reais – e em partes são mesmo, pois a cobertura é verdadeira. 

Agora, se você não quiser bolo fake, outra solução é contabilizar mais 20 gramas por convidado e aprender a cortar bolos altos e redondos da forma correta para render o que, de fato, o bolo é capaz de render. Há muitos vídeos no YouTube ensinando esse tipo de técnica, vale a pena ver. 

Bolo de aniversário colorido It Mãe

3- Tipo de bolo de aniversário

Primeiramente, entenda: para praticamente todas as pessoas do planeta, a pasta americana nunca será tão gostosa quanto uma cobertura de brigadeiro ou doce de leite, por exemplo. Mas, é inegável a versatilidade da pasta e todas as opções de decoração que esse tipo de cobertura dá. O importante, se escolher a pasta americana, é pedir para provar um bolo da confeiteira para ter certeza de que a receita dela é boa e não fica seco.

Há também as versões em buttercream, chantilly, glacê, ganache e chantininho (chantilly de leite ninho), que também são muito bonitas e adaptáveis para praticamente qualquer tema ou modelo que você quiser. 

Então, pense qual seu objetivo e quais sabores você mais gosta. Tome essa decisão de acordo com o que você acha que fará mais sucesso. Mas, vale pesquisar bastante e conversar com uma confeiteira a respeito das suas necessidades, vontades e expectativas. 

4- Sabor

Sabor é uma coisa muito relativa, afinal depende do gosto do aniversariante, dos amigos, da idade de cada um, do clima, se será uma festa ao ar livre ou não, entre tantos outros fatores. Mas, no geral, se você não quer errar vale fazer o bolo de chocolate com brigadeiro para as festas infantis. Ou, se já tiver brigadeiros na mesa, bolo de cenoura ou com recheio de doce de leite também são sucesso.

5- Bolo em pedaços

Uma delícia também pode ser trocar o bolo de aniversário por uma pirâmide de cupcakes. Fica mais prático para servir e rende uma ideia bonita. O retrô bolo embrulhado no papel alumínio (nesse caso, fique com a receita de bolo gelado com coco, imbatível) faz sucesso para uma festa com aquele toque caseiro e aconchegante. A dica e charme é fazer, por cima, do alumínio, uma embalagem de bom gosto, com um papel bonito um laço de fita ou cordão colorido.

Pronto. Na próxima festa, o bolo será um sucesso! 

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)