Entreter os filhos o tempo todo não é nossa obrigação


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Como entreter os filhos - Disciplina Positiva - It Mãe

Com tantas tarefas que envolvem a casa, as crianças e o trabalho, acabamos ficando completamente sobrecarregadas e não conseguimos entreter os filhos da maneira que gostaríamos. Com isso bate aquela culpa! Mas será que entreter os filhos o tempo todo é obrigação das mães e pais?  

A especialista em educação parental e uma das precursoras da Disciplina Positiva no Brasil, Bete P. Rodrigues, explica que você não pode e nem deve se sentir culpada por não conseguir dedicar 100% do seu tempo para entreter os filhos.  

Não tem problema deixar que eles sintam tédio ou que descubram atividades por conta própria. Inclusive, é importante e saudável equilibrar o tempo que dedicamos às crianças de acordo com todas as nossas outras atividades. É fundamental porque esta é uma das formas mais efetivas das crianças desenvolverem sua própria criatividade”, destaca.

E completa: “Por isso, pegue aquele sentimento de culpa por não consegui ficar 24h dando atenção para seu filho e jogue-o fora agora mesmo. Foque em soluções que podem trazer equilíbrio para essa situação desafiadora”.  

Por mais que você não consiga ficar o tempo inteiro com seu pequeno, tire um período do dia só para ele.

“Passe um tempo de qualidade com cada filho, separadamente – caso você tenha mais de um. Se desconecte de tudo e foque nele, interagindo de maneira íntima e divertida”. 

Use frases gentis e firmes ao mesmo tempo quando precisar dizer “não”. Você pode falar: “Sei que quer brincar agora. Mas eu preciso terminar o trabalho. Quando eu terminar, a gente brinca.”

Agora, para lidar com crianças a partir de 3 ou 4 anos mais ou menos, use: “Filho, agora eu preciso terminar outra tarefa. Está vendo esse relógio? Quando o ponteiro pequeno estiver no 6 e o grande no 12, você vai saber que é hora da gente brincar.”  ⁣

Por fim, a educadora ressalta que, ao colocar essas sugestões em prática, o dia a dia de todos ficará mais simples. “Equilibrar esses momentos ajudará a família a se organizar e dividir o tempo de acordo com as inúmeras tarefas. Além disso, como disse, abre espaço para o desenvolvimento de habilidades da própria criança.”⁣ 

Aliás, a Bete tem vários cursos disponíveis para pais e educadores através da plataforma Educação para Paz, que envolvem a disciplina positiva na prática para ajudar com todas as idades: crianças pequenas, de 6 a 12 anos, adolescentes, além da introdução à Abordagem Pikler. Para saber mais informações, basta clicar aqui

SERVIÇO PARA IT MÃES

Para saber mais detalhes sobre a não obrigação de entreter os filhos, é só entrar em contato com a Bete P. Rodrigues através do telefone (11) 9 7541-3385, site oficial e também pelas redes sociais @disciplinapositivabrasil.

*publieditorial    

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)