Torta de palmito que dá certo


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

torta-de-palmito1-620x465

Um clássico da cozinha trivial. Esta receita é tipo segredo de família, ensinada pela vovó ( a bisa das crianças). Claro que tem sempre uma coisinha ou outra que ela coloca a olho – então a receita que a gente faz nunca fica igual a dela. De qualquer forma, essa torta de palmito não tem erro – e faz sucesso com a família toda. Vai bem no almoço (bem italiano, com massa) e depois dá pra repetir no jantar com uma saladinha.

Ingredientes

Para a massa:

2 colheres (sopa) de margarina sem sal

2 colheres (sopa) de óleo de soja

1/2 xícara (chá) de leite

1 colher (sobremesa) de pó royal

1 pitada de sal

2 gemas

farinha até dar o ponto

Para o recheio:

1 vidro de palmito

2 tomates picados em cubinho

1 cebola média (ou 1/2 cebola grande) picada

tempero a gosto (pode colocar cheiro verde, pimenta síria…)

1 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de farinha

sal a gosto

Como fazer a massa Numa bacia, coloque todos os ingredientes (menos a farinha) e misture com a mão. Aos poucos, vá colocando a farinha até que a massa fique na consistência desejada (ou seja, “quando a massa não estiver mais grudenta e ficar fácil de abrir com um rolo”, segundo a minha avó). Divida a massa em duas partes (a que vai forrar a forma tem que ser maior; a que vai cobrir, menor)

Como fazer o recheio Numa panela, coloque azeite e frite a cebola. Em seguida, ponha o palmito cortado em rodelas e os tomates. Refogue e ponha o tempero a gosto (inclusive o sal). Dissolva a farinha na xícara de leite e coloque essa mistura no refogado. Vá mexendo até o preparo virar um creme.

Como montar a torta Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais da forma com ela. Ponha o recheio dentro. Em seguida, abra a outra parte da massa que estava reservada e cubra a torta como se fosse uma tampa. Pincele uma gema batida nessa tampa para que a torta fique dourada depois que for ao forno. Coloque em forno médio (180 graus) por 45 minutos ou 1 hora. Sirva e espere os elogios. Rende em média 10 porções.

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Data da postagem: 3 de outubro de 2015

Tags: , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)