Turismo Eco pelo Brasil: destinos para aproveitar com as crianças pós-pandemia


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães

Em época de pandemia, nada melhor do que aproveitar aquele tempinho livre com os pequenos em casa para sentar em família e planejar a próxima viagem – assim que possível, é claro. Afinal, fazer planos é uma forma de se animar e tornar esse momento um pouco mais leve e descontraído. Pensando em destinos de viagem, a gente super aposta no turismo eco pelo Brasil. Assim, você consegue apresentar as mais diversas paisagens encantadoras do nosso país e ainda proporciona um contato maior das kids com a natureza. Sem falar que apoia o setor de turismo em nosso país que está sendo tão afetado pela pandemia.

Viajar pelo Brasil ainda promete ajudar na conscientização dos pequenos com os cuidados que precisamos ter para que a natureza seja preservada da melhor forma possível. Pensando nisso, a Pequenos Exploradores reuniu alguns destinos incríveis, ricos em belezas naturais e apropriados para serem visitados com pequenos. 

Montanhas, praias, reservas ecológicas, parques nacionais, aqui você encontrará de tudo um pouco. Então, vem conferir com a gente:

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU – PARANÁ 

Turismo eco no Brasil: Parque Nacional do Iguaçu - Agência Pequenos Exploradores - It Mãe
Foto: Divulgação/ Pequenos Exploradores

O Parque Nacional do Iguaçú, no Paraná, é o destino certo para os pequenos conhecerem a riquíssima biodiversidade do Brasil por meio da fauna e também da flora. Nesse local, aliás, é possível visitar as famosas Cataratas do Iguaçu, que são uma das maiores e mais impressionantes cachoeiras do mundo (aproximadamente 2.700 metros), que pode ser vista do Brasil e também da Argentina. 

PARQUE NACIONAL ANAVILHANAS – AMAZONAS 

Turismo eco no Brasil: Parque Nacional Anavilhanas - Agência Pequenos Exploradores - It Mãe
Foto: Divulgação/ Pequenos Exploradores

Já o Parque Nacional de Anavilhanas, como o próprio nome diz, é um parque de conservação brasileira e proteção localizada no Amazonas. Por isso, as visitas nessa região são apenas para fins educativos. Afinal, é um ótimo local para conhecer os ecossistemas e os animais do nosso País mais de pertinho. 

Para se hospedar, a Pequenos Exploradores indica o Anavilhanas Jungle Lodge.

PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR – SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO

Turismo eco no Brasil: Parque Estadual Serra do Mar - Agência Pequenos Exploradores - It Mãe
Foto: Divulgação/ Pequenos Exploradores

Se você mora em São Paulo ou no Rio de Janeiro e quer fazer um passeio mais perto de casa e de carro, uma opção perfeita é o Parque Estadual Serra do Mar, o maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil. Local onde é possível visitar as mais diversas praias nas redondezas e curtir toda essa natureza de pertinho. 

Para se hospedar, a Pequenos Exploradores indica a Pousada Picinguaba, em Ubatuba.

PARATY E ILHA GRANDE – RIO DE JANEIRO

Turismo eco no Brasil: Paraty e Ilha Grande - Agência Pequenos Exploradores - It Mãe
Foto: Divulgação/ Pequenos Exploradores

Outros dois locais que também valorizam o turismo eco pelo Brasil são municípios de Paraty e Ilha Grande que, além de os pequenos aproveitarem todos os pontos ecológicos, também ganham uma bagagem cultural incrível com museus e com as paisagens arquitetônicas. 

Para se hospedar, a Pequenos Exploradores indica a Pousada Apple House, em Paraty e a Pousada Recanto da Praia, em Ilha Grande. 

ILHAS ATLÂNTICAS BRASILEIRAS: RESERVAS DE FERNANDO DE NORONHA

Turismo eco no Brasil: Reservas de Fernando de Noronha - Agência Pequenos Exploradores - It Mãe
Foto: Divulgação/ Pequenos Exploradores

Se os seus filhos são verdadeiros peixinhos (rs) e amam o mar, o arquipélago de Fernando de Noronha é o destino certo. Nesse local – que se destaca por suas águas azuis e transparentes -, é possível fazer mergulhos e conhecer toda a vida marinha que é preservada, como as tartarugas, por exemplo. O máximo! 

PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA – CEARÁ

Turismo eco no Brasil: Parque Nacional de Jericoacoara - Agência Pequenos Exploradores - It Mãe
Foto: Divulgação/ Pequenos Exploradores

Outro destino para as famílias que amam mar, areia e muito sol! O Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará.  A Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara, é uma das principais paisagens desse local que tem uma área com 8.850 hectares com proteção ambiental.

Para se hospedar, a Pequenos Exploradores indica os hotéis do Grupo La Villa.

PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA – RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA

Parque Nacional de Aparados da Serra - Agência Pequenos Exploradores - It Mãe
Foto: Divulgação/ Pequenos Exploradores

Mais um ponto para aproveitar a natureza é o Parque Nacional de Aparados da Serra, localizado no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina. O maior atrativo do parque é o Cânion Itaimbezinho, com grandes quedas de águas e vegetação Atlântica e de florestas de Araucárias. 

Se os pequenos gostam de animais, vão adorar observar os papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio, nativos dessa região.

BONITO – MATO GROSSO DO SUL 

Bonito - Agência Pequenos Exploradores - It Mãe
Foto: Divulgação/ Pequenos Exploradores

Por fim, Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um lugar que se destaca por sua beleza natural, e rios de água translúcida, como o Rio da Prata, um destino de snorkeling repleto de peixes. Outro ponto para visitar é o Abismo Anhumas, uma enorme caverna coberta de estalactites que permite a prática de rapel e de mergulho em um lago subterrâneo. 

Para se hospedar, a Pequenos Exploradores indica o Bonito Ecotel.0

Gostou das dicas de lugares para fazer turismo eco pelo Brasil? Para mais informações, você pode acessar o site da Pequenos Exploradores e conversar com a Juliana Pons – proprietária da empresa – e tirar todas as suas dúvidas.

Aliás, você pode conferir também aqui no It Mãe conteúdos exclusivos como produtos que facilitam a viagem com as crianças e também dicas essenciais de como fazer as malas

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)