Esmalte em spray: testado e aprovado!
A versão brasileira do produto lançou nove cores até agora, todas metalizadas (Foto: Divulagação)
Você já ouviu falar em esmalte em spray? Sim, existe! Esse tipo de produto deu o que falar nas redes sociais quando uma marca britânica, a Nails Inc, nails inc. Rápido e superfácil de usar, logo viralizou na internet. A boa notícia é que Aspa Cosméticos acaba de lançar por aqui um produto igualzinho ou, pelo menos, com a mesma proposta, já que não testei o importado. O nacional, batizado de Spray-On, me surpreendeu: funciona, não requer nenhuma habilidade e é superdivertido. Custa R$ 25 o frasco com 55 ml. Usei a cor #aspamozinho da coleção Mais Cor, Meu Amor. É o cobre metalizado que você vê na foto. Algumas impressões:
As cores
Ao todo, nas duas linhas disponíveis, são 9 cores, entre elas, cinza, azul, prata, dourado, cobre, entre outras, TODAS metalizadas. Ainda não existe nenhuma opção de textura cremosa, como o vermelho básico que amamos, mas há uma promessa de aumentar a cartela de tons. Quem sabe em breve.
A preparação
Primeiro, você precisará aplicar uma camada de esmalte incolor nas unhas. É nele que a tinta do spray vai aderir. Por isso, vale ser cuidadosa nesta etapa. Remover ou pelo menos empurrar as cutículas, além de manter os cantinhos hidratados, ajuda a evitar que a base se acumule nas bordas das unhas e, consequentemente, o esmalte em spray colorido também. Na primeira vez que usei, não fui muito detalhista com isso e o resultado deixou a desejar.
Parece uma lata de spray em miniatura (Foto: It Mãe)
A aplicação
Sabe a latinha de spray para grafitar? Imagine uma em miniatura. Agite bem antes de usá-la e borrife o spray a uns 15 centímetros das unhas. Vale proteger tudo ao redor: roupas, móveis e até parede (mas se manchar, sai fácil). O jato é geladíssimo e até parece que os dedos vão congelar. Mas a sensação estranha logo passa e as unhas e os dedos ficam cobertos por uma camada homogênea do esmalte em spray. A secagem é muito rápida. Em seguida, é necessário passar mais uma demão de base extrabrilho ou de esmalte transparente para selar a cor.
O acabamento
Depois do esmalte transparente secar bem, é hora de tirar as manchas dos dedos. Nada de acetona ou removedor. Basta lavar as mãos com sabão para tirar a tinta da pele, mas com cuidado para não esfregar as unhas. Sai muito fácil, parece até mágica! O fabricante também sugere remover o excesso com lenço umedecido, se preferir. Em uma das mãos, acho que não esperei tempo suficiente e as unhas acabaram borrando um pouco.
Antes e depois do esmalte, é preciso passar uma camada de esmalte incolor ou extrabrilho sobre as unhas (Foto: It Mãe)
A durabilidade
Não sou muito referência quando o assunto é investigar se o esmalte dura bastante. Minhas unhas lascam facilmente e qualquer manicure vai para o brejo depois de uns três dias. No meu teste, o esmalte em spray teve mais ou menos esse prazo de validade, apesar de o fabricante falar em 7 a 8 dias. Pode ser… Também fui consultar uma engenheira química, a Sônia Corazza, para saber se havia alguma substância nociva na composição (o rótulo traz termos como “acrylate” que, confesso, me assustou um pouco). Mas a especialista disse não há perigo. “Funciona como se fosse uma tintura por deposição para a unha. Não é danosa”, foram as palavras dela.
É só retirar o excesso com água e sabão ou lenço umedecido e pronto (Foto: It Mãe)
O veredicto
Em menos de cinco minutos, você está de unhas pintadas: tem cobertura e tem brilho do esmalte que já conhecemos sem a trabalheira de usar o palito com acetona para limpar e correr o risco de estragar tudo — sempre acontece comigo! A única limitação são as cores metálicas, que não fazem muito a minha cabeça. Mas acredito ser uma ótima pedida para emergências. Vale a experiência.