Uso de cosméticos na infância: pode ou não pode?


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Priscilla Langner: uso de cosméticos na infância - It Mãe

O uso de cosméticos na infância tem se tornado cada vez mais comum, seja pelas inúmeras propagandas na televisão e internet ou até mesmo por costume nosso, como o de passar colônia nos babies logo após o banho, por exemplo.

Por isso, muitas dúvidas sobre cosméticos na infância podem surgir em você, mãe, como a segurança desses produtos, a idade certa para não prejudicar os pequenos e até se as girls podem usar maquiagem e esmalte.

A dermatologista Priscilla Langner explica que é preciso escolher sempre cosméticos que sejam destinados especialmente às kids. No entanto, nem sempre o fato de um produto se dizer “infantil” ou “neutro” indica que ele é bom ou que não vai irritar a pele.

Nesse sentido, é muito importante ter cuidado nas escolhas dos produtos que usamos nas crianças e olhar sempre os componentes e, é claro, buscar orientação com o pediatra ou dermatologista pediátrico.  

Priscilla afirmou que os sabonetes também merecem uma atenção especial. O uso desses produtos com pH alcalino (pH alto ou básico) pode alterar o pH da pele e deixá-la ressecada e mais suscetível a infecções e irritações. O pH da maioria dos sabonetes em barra é mais alcalino do que dos líquidos e, portanto, são mais irritantes e ressecam mais a pele.

Como regra geral, são recomendados os sabonetes líquidos, sem fragrâncias/perfumes, que tenham sido dermatologicamente testados. Syndets são sabonetes sintéticos adequados para bebês e crianças por possuírem surfactantes (agentes de limpeza) mais suaves, ou seja, menos agressivos à pele.

Quais os problemas relacionados ao uso precoce de cosméticos?

A dermatologista explicou que o uso precoce destes produtos, como maquiagens e esmaltes, tem aumentado consideravelmente a ocorrência de dermatites de contato, principalmente nas meninas. Isso porque a pele das crianças fica sensibilizada desde muito cedo, aumentando a chance de reações alérgicas.

Os esmaltes são causas frequentes de alergias no rosto e ao redor dos olhos. Alergias na região do pescoço, pensar em amaciantes de roupas, bijuterias (podem ter níquel na sua composição) e também esmaltes.

Além dos riscos de irritações e alergias, existem estudos que mostram que algumas substâncias encontradas em cosméticos (conservantes, fragrâncias e até filtros solares, por exemplo) podem levar a prejuízos à saúde infantil, como alguns efeitos hormonais ou toxicidade neurológica.

Sendo assim, quanto mais os pais conseguirem postergar o uso de cosméticos supérfluos pelas crianças, e quanto menor o número de produtos utilizados, melhor saúde elas terão.

Efeitos colaterais dos cosméticos na infância

A dermatologista afirmou que não existe uma idade “segura” para indicar a introdução de produtos cosméticos. A sensibilização que gera as alergias pode ocorrer mesmo após diversas exposições à substância em questão.

Os efeitos prejudiciais à saúde infantil ainda são pouco esclarecidos e, em relação aos cosméticos, podem ser potencializados pelo fato de estes serem utilizados repetidas vezes durante a vida. Portanto, quanto menor a exposição aos cosméticos na infância, melhor.  

Mães: leiam os rótulos dos produtos!

A dermatologista deu um conselho de ouro para você: na grande maioria das vezes as idades indicativas vêm assinaladas nas embalagens dos produtos. Por isso, leia com atenção essas informações!

Por fim, a doutora destacou que, caso você tenha dúvida sobre algum produto em especial ou seja algum produto que tenha ganhado de presente, por exemplo, você pode perguntar isso pelo SAC – que é o serviço de atendimento ao consumidor, aquele número de telefone que vem na embalagem de todos os produtos cosméticos e de higiene pessoal.

SERVIÇO PARA IT MÃES 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o uso de cosméticos na infância, entre em contato com a Doutora Priscilla Langner através do site. Fique por dentro também das dicas e novidades no Instagram oficial @priscillalangnerdermato.

*publieditorial   

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)