Help! Meu filho não dorme!


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
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Seu filho não dorme direito durante a noite? Com calma, paciência, persistência e consistência, tudo promete melhorar com o tempo. 

Pensando em ajudar você, a Daniela Arai e a Michele Melão, consultoras especializadas em sono infantil da Maternity Coach, responderam as principais dúvidas das mães com dicas práticas para colocar em ação com os pequenos agora mesmo. Confira a seguir:     

O que fazer quando o pequeno de 6 anos acorda no meio da noite e vai para a cama dos pais?

MATERNITY COACH: com essa idade, a ideia é trabalhar com estímulos positivos, combinados e conversando com a criança. Também funciona um quadrinho funcional com todos os dias da semana para registrar e recompensar quando ele não for ao quarto dos pais, assim, ele pode receber algo que ele goste de fazer.

Outro ponto importante é levar a criança de volta para o quarto todas as vezes que for procurar os pais. Pode parecer cansativo e pode demorar um tempo para ela entender que não adianta ir, mas, quando ela percebe isso, ela para de ir.     

Agora, se a criança tem medo e não dorme sozinha, uma coisa que pode ajudar são os objetos de transição. Você pode deixá-la escolher um bichinho de pelúcia ou algo que ela queria e se sinta melhor, deixar uma luz acesa no quarto e até dar uma lanterna para o pequeno. 

Outro ponto é nunca perguntar se a criança está com medo, mas sempre conversar com ela no sentido de passar segurança, falando coisas que a deixem confortável. Ler uma história antes  de dormir também auxilia nessa construção de confiança.  

Outro ponto é descobrir o que está causando esse medo. Será que essa criança está vendo algo na televisão que tem prejudicado seu sono? Ou ela ouviu uma história de terror? Mas deixe claro que, caso ela precise, ela pode sim chamar os pais durante a noite. Esse acolhimento é muito importante. 

Como montar esse quadrinho funcional?

MATERNITY COACH: pode ser algo bem simples, algo que vocês façam em um PowerPoint e depois imprimam. Vocês podem fazer uma tabela com 7 quadradinhos para cada dia da semana. Dá até para enfeitar com um personagem que ele goste. O importante é que tenha um espaço para que vocês possam dar o “check” quando cumprir com o combinado. 

Qual o horário certo para a criança ir para a cama?

MATERNITY COACH: temos sempre que pensar no horário que a criança acorda. O horário de ir para a cama vai muito da dinâmica familiar. Temos sempre que fazer a conta de trás para frente. Então, se o seu pequeno acorda às 7h da manhã, por exemplo, você precisa garantir que ele durma pelo menos 10h. Logo, o ideal é que até às 21h ele esteja na cama.  

Qual a melhor forma de conduzir o sono das crianças desde o nascimento?

MATERNITY COACH: nos três primeiros meses, enquanto o recém-nascido está neste período de adaptação, temos que manter a livre demanda, assim como fazemos com a amamentação, mas podemos construir bons hábitos desde o dia que a criança chega em casa, com a alimentação, sono, barulho, luminosidade e ensinando a diferença entre dia e noite. 

Durante as mamadas do dia, é importante que sejam feitas na luz natural, com o ambiente todo funcionando, para que ela entenda a diferença e faça essa associação. 

Quando o pequeno está com quase 2 anos e ainda acorda no meio da noite, o que fazer?

MATERNITY COACH: geralmente, nessa idade, o pequeno faz apenas um cochilo durante o dia. Então, precisamos tomar cuidado e perceber se ele não dorme muito durante esse período. O ideal é que ele durma 1h30 ou no máximo 2h. 

Outro ponto é a alimentação durante a madrugada, se ele faz essa refeição durante a noite, o metabolismo dele vai pedir. Quando a criança tem alguma dificuldade de sono, ela vai acordar, não tem jeito. 

O que fazer quando a criança acorda durante a madrugada?

MATERNITY COACH: se o seu pequeno faz associação de sono com algum elemento, ela vai buscar. Por isso, o ideal é analisar toda a rotina diurna dessa criança, a alimentação, se ela vai dormir agitada por causa da televisão… para ajudar, vocês podem fazer um ritual de sono para acalmar os ânimos e os níveis de energia.  

Qual foi o comportamento das mães em relação a essa questão dos filhos não dormirem e que realmente funcionou?

MATERNITY COACH: a primeira coisa é ter a expectativa real do limite da criança e não associar o choro com a falta de sono. Uma coisa que a gente trabalha com as mães e que tem funcionado bastante é não impor prazos. Às vezes, achamos que o pequeno vai chorar por meses, mas isso não é verdade, eles se adaptam muito rápido, em apenas três dias já conseguimos ver uma boa mudança no comportamento e redução da resistência. Tudo o que é novo, assunta. Por isso, precisamos ter paciência e, se puder, contar com a ajuda das outras pessoas da casa e até da babá, por exemplo, para que a mãe não compre essa briga sozinha. 

As crianças podem dormir mal por causa de algum problema emocional como ansiedade e insegurança? 

MATERNITY COACH: sim e, inclusive, por questões emocionais dos pais também, como uma discussão em frente aos pequenos, ou se uma babá vai embora, por exemplo, e até por ter deixado de ver pessoas que gostam agora durante a pandemia. Isso sem contar os picos de angústia da criança com a ausência da mãe, seja por qual situação for.   

Outro ponto foi o aumento do tempo que as crianças começaram a passar em frente às telas. Isso estimula o cérebro delas, principalmente antes de dormir. Por isso, duas horas antes do sono, é mais indicado cortar o uso desses aparelhos.   

É errado fazer o filho dormir na nossa cama e depois levá-lo para a dele?

MATERNITY COACH: depende, quando o assunto é sono, não existe nada que esteja totalmente certo e nada que esteja totalmente errado. Se essa criança adormece na cama dos pais e depois é levada para a cama dela, e todos dormem bem, então, tá tudo ótimo. Pode continuar assim!

Mas, se a criança não dorme sozinha e volta para a cama dos pais durante a noite, já que ela dormiu em um lugar e acordou em outro, algo precisa mudar. Por isso, temos sempre que se colocar no lugar deles. Se está funcionando, ok. Agora, se virou um ciclo vicioso, melhor mudar essa rotina.

Como fazer a transição da criança de 1 ano do quarto dos pais para o seu próprio quarto?

MATERNITY COACH: se ela já tem 1 ano, o ideal é esperar um pouco até fazer a transição para apenas um cochilo por dia. Isso porque a pressão de sono pode ser um pouco menor à noite, entrando no sono com mais facilidade. 

Mas o ideal, principalmente no começo da mudança, é que a criança tenha alguém ali no quarto com ela até que ela consiga adormecer, da mesma forma que ela está acostumada. Depois, você pode sair do quarto após ela dormir. 

É possível ter uma pequena luz no quarto do pequeno para caso ele acorde durante a noite?

MATERNITY COACH: se essa criança não dorme porque tem medo de escuro, aí sim pode deixar ligada. Mas, se você perceber que essa criança dorme bem no escuro total, evite qualquer luminosidade. Já que toda luz que entra, diminui a liberação do hormônio do sono. 

SERVIÇO PARA IT MÃES 

Para saber mais dicas de como ajudar seu pequeno que não dorme direito, acesse o site oficial ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 97687-3368. Acompanhe também todas as novidades no Instagram @maternitycoach.

  • Redação It Mãe

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