Museu da Imaginação: o novo espaço em São Paulo para o livre brincar
A Sala das Esferas faz sucesso entre as crianças (Foto: Divulgação)
Tocar, mexer, interagir, experimentar, inventar… Tudo isso pode nas instalações do Museu da Imaginação, espaço inaugurado em janeiro e localizado no bairro da Lapa. Como o nome diz, ali a imaginação é instigada a todo instante, pois nem as respostas nem a brincadeira estão prontas – a criança é a protagonista. Fui conhecer a novidade com a minha filha e minha sobrinha, de 6 e 7 anos respectivamente, no começo do ano, num daqueles dias chuvosos que ninguém mais aguentava ficar dentro de casa (nem ir passear no shopping!).
O terreno de 2 mil metros quadrados abriga no piso superior a Sala das Esferas, uma exposição com obras de diversos artistas plásticos inspiradas em Picasso. São telas, sinos e esculturas de papel machê, que podem ser manipulados à vontade. A ideia é aproximar os pequenos da arte com direito a colocar as mãozinhas em ação (nada de não pode mexer aí, menino!). Os monitores conduzem a brincadeira instigando os pequenos a adivinhar de qual material foram feitas as obras e testar encaixes e outras possibilidades. A visita foi rápida e as crianças, especialmente as menores, logo perderam o interesse. Estavam ansiosas para saber o que vinha em seguida.
Na estação Bolas Malucas, os pequenos podem subir em cordas e bolas (Foto: Divulgação)
No andar debaixo, um grande salão conta com diversas estações para brincar: casa na árvore, uma espécie de estúdio com instrumentos musicais e microfone para soltar a voz, um jogo eletrônico num telão que só funciona se os participantes pedalarem em bicicletas, uma cabana e uma fogueira artificial com cara de acampamento das antigas (ali, dá para brincar de corda, elástico, corrida de sacos e peteca), jogo de encaixe colaborativo, entre outras atrações, que atendem a diversas faixas etárias.
A estação das Bolas Malucas foi a preferida das meninas. Trata-se de uma instalação com cordas e bolas para escalar, se pendurar, pular, girar e cair — até eu entrei na brincadeira! Para os bem pequenos, há túneis, brinquedos de encaixes e um rolo de papel para desenhar, por exemplo. No meio disso tudo, uma grande árvore abriga um lounge cheio de almofadas e uma projeção no teto que simula a passagem das estações. É uma boa pedida para os pais darem aquela descansada. Há monitores (ou mediadores, como são chamados), mas as crianças ficam livres para brincar no que quiser e na ordem que preferir.
Jogo eletrônico que funciona com bicicleta: tem no Museu na imaginação (Foto: Divulgação)
A visita tem a duração de 3 horas e pode ser feita em dois turnos – às 10 horas e às 14 horas, de terça a domingo. Aí chegamos no preço: R$80 para as crianças (de 3 a 12 anos) e R$50 para cada adulto acompanhante (crianças até 2 anos e 11 meses não pagam). É caro, assim como grande parte do entretenimento da iniciativa privada.
Ainda com muito espaço para crescer, existe uma promessa, sem data prevista, de novas atrações, inclusive em área ao ar livre, o que pode deixar a relação custo-benefício mais favorável. Por enquanto, vale saber se o programa compensa pelo sorriso das crianças na saída. Marina e Sofia, filha e sobrinha, adoraram!
Serviço:
Museu da Imaginação
Rua Ricardo Cavatton, 251, Lapa/SP
Telefone: (11) 2645-7590