Primeiro parque aquático para pessoas com necessidades especiais é inaugurado no Texas


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Parque aquático para pessoas com necessidades especiais Morgan’s Inspiration Island It Mãe
(Foto: Reprodução / Instagram)

Compreender e, principalmente, celebrar as diferenças é o caminho certo para um mundo melhor. E é nesse ímpeto que foi inaugurado na cidade de San Antonio, no Texas (EUA), o primeiro parque aquático do mundo focado em pessoas com necessidades especiais.

O Morgan’s Inspiration Island (“Ilha Inspiração de Morgan”, em tradução literal) foi especificamente desenhado para pessoas que possuem necessidades especiais. O projeto foi pensado para atender esse nicho que, normalmente, não consegue aproveitar por completo os parques que já conhecemos.

Ao contrário dos parques comuns, este foi especialmente projetado para proporcionar uma experiência segura, confortável e divertida aos portadores de necessidades especiais. Para isso, medidas de segurança específicas foram aplicadas em sua elaboração.

Cada atração foi projetada com medidas específicas de segurança. Mas a acessibilidade do parque vai além da engenharia. Os visitantes podem alugar, gratuitamente, cadeiras de rodas à prova d’água e impermeáveis para maior conforto na hora da diversão.

Além disso, as crianças com necessidades especiais podem entrar gratuitamente. Muito bem dito pelo visionário responsável pela criação do parque aquático, Gordon Hartman, “não é um parque aquático de necessidades especiais, é um parque de inclusão”.

Fonte de inspiração

Sua inspiração veio de dentro de casa. Sua filha Morgan, hoje com 14 anos de idade, é portadora de necessidades especiais.

Morgan Hartman, filha do idealizador do parque aquático Gordon Hartman It Mãe
Morgan Hartman, a filha de Gordon Hartman no parque que seu pai criou em sua homenagem
(Foto: Reprodução / Instagram)

Como relatado em entrevista à BBC, Gordon observou sua filha tentando fazer amigos em uma viagem de família e se decepcionou. Assim que Morgan se aproximou de algumas crianças brincando em uma piscina, elas logo saíram da água. Gordon compreende que as crianças tiveram essa atitude por não saber como reagir à presença de alguém diferente.

Sem sucesso em encontrar um lugar para levar Morgan para se divertir, onde ela se sentisse acolhida, a ideia foi se formando. “Nós queríamos um parque temático onde qualquer um pudesse fazer qualquer coisa, onde as pessoas com, e sem, necessidades especiais, pudessem brincar”, diz.

Aliás, a iniciativa não foi somente reconhecida pela comunidade, mas também publicamente. Em outubro de 2019, Gordon Hartman ganhou o troféu de honra do Governador do Texas, apresentado pelo Comitê de Pessoas com Necessidades Especiais do estado.

Parabéns pela iniciativa e esperamos pelo dia em que a inclusão seja celebrada em todo e qualquer lugar! Está pensando em viajar em família? Então, clique aqui e confira 5 sites para planejar essa aventura!

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)