Ideias para distrair as crianças em viagens


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

Se passar horas dentro de um carro ou avião pode ser cansativo para os adultos, imagina para os pequenos? Para os menores que ainda não têm noção de tempo, a viagem pode ser ainda mais entediante – o que acaba deixando tudo mais cansativo para os pais. “Como não entendem o que está acontecendo, as crianças podem ficar impacientes e irritadas durante o percurso”, explica a pedagoga Renata Cavalcante. Mas isso não significa que você não pode viajar com os pequenos – o que o trajeto sempre será motivo de stress. Nada disso. Você só precisa se organizar com um arsenal de cuidados e diversão.

Segundo Renata, é importante mantê-las ocupadas e distraídas durante o percurso. “Além de uma malinha com as necessidades básicas dos filhos,  a mãe também precisa levar itens para proporcionar momentos de lazer”, explica. “Antes de encarar uma longa viagem, é importante que os pais prestem atenção em como a criança é, já que algumas precisam de descanso a cada hora, outras por mais tempo”, observa. Ou seja, leve com você distrações que sejam a bola da vez na sua casa. Eu me lembro que uma vez meus filhos descobriram o plástico bolha. E minha mãe – super it avó – recortou quadrados de plástico-bolha para ter como opção de distração em uma viagem de avião para a Bahia. Eles também adoravam uva-passa. Não tive dúvidas: levei um potinho na bolsa. O segredo é ter na manga coisas simples, que não gerem trabalho extra para você (evite, por exemplo, brinquedos com pecinhas pequenas que podem  cair no chão do avião e rolar para debaixo dos pés dos outros passageiros e você vai ter que sair à caça!). A cada momento, apresente apenas uma atividade, para ter sempre uma surpresa quando julgar necessário. Outra dica também é, especialmente se o seu filho já é maior, procurar entretê-lo com a própria viagem, como observar a paisagem, curtir a programação da tevê do avião ou olhar as nuvens pela janela, fazer brincadeiras como adivinhar qual será a carro do próximo carro a passar do lado do de vocês… Quanto mais a criança vai aprendendo a curtir os elementos da viagem, mais ela vai se tornando uma ótima companheira de viagens.

Veja também algumas dicas de atividades e brincadeiras para fazer com os pequenos, segundo a pedagoga Renata:

DVD portátil
Em viagens muito longas você pode colocar o filme preferido do seu filho para ele se distrair.

Dobradura
Leve papéis coloridos, baixe tutoriais na internet e soltem a imaginação.

Tablets e smartphones
Seu filho gosta de joguinhos? Deixei-o brincar um pouco durante a viagem. Esse é um momento que eles são bem-vindos. Não se esqueça de levar um fone.

Livro
Leia para a criança – ou deixe as que já sabem ler – alguma história. Além de distrair, pode estimular o sono dos pequenos.

Livros para colorir
Canetinhas, giz e lápis de cor não podem faltar para os pequenos pintarem e se divertirem.

 

 

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)