5 dicas de como transmitir a verdadeira essência do Natal para as crianças
Quando chega a época do Natal, é natural que o assunto dominante entre as crianças se torne os presentes que serão abertos nesta data. Mas como passar aos pequenos a verdadeira essência do Natal cheia de esperança, paz, generosidade e amor desta época?
Separamos, então, 5 dicas de como ensinar a verdadeira essência do Natal para as crianças.
1. Jesus
Se a sua família é cristã, contar a história de Jesus Cristo e explicar a importância dele é uma das melhores maneiras de fazer seu filho entender que há um significado muito mais profundo além dos presentes.
Mas lembre-se: dependendo da idade do seu pequeno, conceitos como morrer na cruz, perdão pelos pecados, entre outros, podem ser um pouco complicados. Então, esteja preparado para perguntar do tipo: “Como assim filho de Deus?”.
2. Simplicidade
Outra boa maneira de afastar seu filho do glamour extremo do Natal é se juntar a ele para fazer enfeites e personagens de presépio com material reciclado ou reaproveitado, por exemplo. Desta forma, você até ajuda a trabalhar a ideia de união do Natal.
3. Generosidade
Uma das partes mais importantes da essência do Natal é a generosidade. Além de explicar isso para o seu filho, que tal pedir que ele escolha uma boa ação para vocês fazerem juntos no Natal deste ano, como providenciar uma ceia para quem precisa ou presentear crianças que não têm condições de ganhar um presente nesta data.
4. Gratidão
O Natal e o Ano Novo marcam o encerramento de um ano e, consequentemente, de um ciclo. Esta é uma boa ideia para incentivar uma reflexão sobre a verdadeira essência do Natal com seus filhos, sobre as boas ações e o que melhorar para o próximo ano.
5. Tradições gastronômicas
Se você perguntar a uma criança quais são as duas primeiras coisas que vêm à cabeça dela quando ela pensa em Natal, as respostas provavelmente serão: presentes e a ceia! Justo, não é mesmo?
Todo mundo se esbalda no jantar natalino, então, por que não aproveitar esta ocasião para colocar a mão na massa com os pequenos e incluí-los na preparação dos pratos típicos? Assim você ajuda a passar os valores de união que são tão importantes nesta época.