Qualidade e diversão no fim de semana na fazenda

Passamos um fim de semana no Hotel Fazenda Dona Carolina, em Itatiba (bem pertinho de São Paulo), e pudemos comprovar por que ele ganhou o Prêmio O Melhor de Viagem do Guia 4 Rodas 2013/2014 na categoria Hotel-Fazenda do Ano. Antes de mais nada, o lugar é lindo e cheio de história. A Fazenda Dona Carolina data de 1872 e foi produtora de café. A casa sede, com aquela arquitetura colonial portuguesa, hoje abriga a recepção, o piano-bar, a brinquedoteca entre outros ambientes. Ela está ligada por um chamoso túnel subterrâneo ao anexo dos quartos. Se trata de uma construção mais nova, mas que segue o mesmo estilo.


Mas o que mais há de especial ali? Tudo é cheio de charme – a começar pelo quarto. Amenities L”Occitane no banheiro (amplo, com banheira), muito espaço para acomodar toda a família (cama queen e mais duas camas de solteiro). A nossa varanda tinha uma vista linda. Também adorei o restaurante do café da manhã (super farto e com produtos de qualidade) – as mesas no gazebo de vidro são as mais gostosas. E esse é apenas um dos restaurantes. Durante o dia, a pedida é ir para Restaurante do Quiosque, perto da piscina. Basta colocar uma saída de banho e almoçar sem frescura delícias da fazenda e outro pratos mais elaborados. E sempre há opções para as crianças comerem. Aliás, no restaurante onde era servido o jantar, onde originalmente era a cavalaria, há um buffet exclusivo com pratos clássicos para os pequenos: penne, arroz, feijão, carne, batata frita. E eles podem jantar com os tios e emendar com a brinquedoteca. Se você desejar, a equipe de recreação entrega as crianças no quarto por volta das dez e meia da noite. Uma noite, graças a essa facilidade, meu marido e eu pudemos curtir um vinhozinho numa boa.

Achei a equipe de recreação sob medida e as atividades muito bacanas. Foi a primeira vez que meus filhos toparam mesmo ficar com os tios! Logo no primeiro dia, subiram no trator e foram tirar leite da vaca do outro lado da fazenda. Também se divertiram na tirolesa (tinha uma para adultos e crianças maiores e outra mais baixinha para os pequenos). Subiram e desceram mais de vinte vezes! E a equipe de recreação ainda montou um piquenique no gramado (com frutas, Toddynho, pão com requeijão…) e meu marido e eu pudemos curtir um chá da tarde (regado a bolinho de chuva) em outro ambiente do hotel.





Não deixamos as crianças em tempo integral com a recreação, porque a gente gosta de curtir com eles também. Então, fomos todos andar de caiaque, caminhar por algumas das trilhas que existem dentro da fazenda e curtimos a piscina climatizada ao som de MPB ao vivo. No fim do dia, também levamos as crianças ao parquinho (com uns brinquedos de madeira super legais) e demos um relax nas redes penduradas nas árvores.



O hotel ainda tem uma cachaçaria – e fabrica uma das melhores cachaças artesanais do mundo (já ganhou prêmio e tudo). No andar de cima, há um grande bar em estilo rústico-chic e embaixo os grandes tonéis de cachaça, no mesmo jeitão do que a gente vê em vinícolas. Naquele fim de semana, estava sendo montada a recepção de um casamento ali (há uma capelinha super gracinha na fazenda e o hotel volta e meia vira cenário para casórios glamour).


Foi um fim de semana completo, cheio de diversão para as crianças e pra gente. Curtimos em família, ainda tivemos a chance de aproveitar uns momentinhos a dois enquanto as crianças gastavam o restante da energia com os monitores. Super recomendo.
