O segredo para estar sempre com o cabelo arrumado
Eu admiro as mulheres que vivem impecáveis — no calor, no frio, no escritório, na pracinha… Estar bem-vestida, maquiada e com o cabelo arrumado todo santo dia parece uma missão impossível para quem tem filhos pequenos. Ir ao salão pelo menos duas vezes por semana é inviável — nem a logística, nem as finanças permitem. E qual a matemática para sobrar uma horinha toda manhã para uma superprodução em casa mesmo?
Outro dia, conversando com a hairstylist Tereza Paiva, do Studio W JK, de São Paulo, a ficha caiu. “Estar com o cabelo arrumado não significa necessariamente fios soltos e escovados ou modelados com babyliss. Esse visual de salão não cabe no dia a dia da maioria das mulheres. Mas a brasileira tem uma obsessão por ele, se não for assim, amarra o cabelo de qualquer jeito. O fato é que exploramos pouco os penteados e os acessórios, que salvam a vida num ‘bad hair day‘”, diz a expert.
Para mim, fez todo o sentido. Lembrei daquela amiga descolada, que usa sempre uma flor nas mechas laterais para se transformar para uma happy hour, e daquela outra que faz milagres com alguns grampinhos. Da chefe elegante com um rabo de cavalo na reunião de negócios. E também da vendedora que amarra lenços de mil e uma formas bacanas. É comum ver as norte-americanas e as francesas lançando mão de truques como estes, mas por aqui ainda é raro. Se você gostou da ideia, Tereza dá outras dicas que podem fazer diferença. “Vale secar apenas a franja ou enrolar somente algumas mechas ao redor do rosto e, depois, prender o restante dos fios — numa trança, num rabo de cavalo, num coque. Dessa forma, dá para otimizar o tempo e ficar sempre bonita”, sugere. Que tal já colocar em prática amanhã de manhã?