É preciso manter a rotina mesmo nas férias?


Equipe de Pediatras Fleury Medicina e Saúde
por: Equipe de Pediatras Fleury Medicina e Saúde
Todo mês, um médico especialista escreve para as it-mães

Dra. Daniela Piotto

Pediatra do Fleury Medicina e Saúde

Se for viajar para um lugar com fuso-horário diferente, tente ficar em luz natural o máximo possível no primeiro dia para o melhor ajuste e sintonia do relógio biológico (foto: 123 TRF)

As férias escolares chegaram e agora? Como adaptar a rotina dos filhos nesta época que tem uma programação diferente a cada dia, viagens ou simplesmente quando eles não têm nada pra fazer? Férias significa mudança na rotina e os pais precisam estar preparados, inclusive para serem mais flexíveis com os horários. Porém, uma certa organização das atividades diárias é sempre bem-vinda e proporciona conforto e melhor adaptação dos pequenos nesse momento de descanso e diversão. Algumas dicas:

 

  1. Planeje-se! Tente organizar as atividades dos dias em que as crianças estão de férias de modo em que possam brincar, se divertir e também usufruir de períodos de descanso.

 

  1. Mantenha certa rotina em relação à alimentação e o sono, pois são fatores fundamentais para o bom humor, qualidade e bem-estar da criança durante as férias. Com isso, a criança também estará mais disposta para as atividades propostas.

 

  1. Crianças cansadas e com sono ficam extremamente irritadas e mais propensas a birras! Por isso, proporcionar períodos de descanso e manter os horários das sonecas mesmo nas férias são fundamentais. Tente replicar as condições de sono habituais: se o bebê dorme com naninha e chupeta, as leve nos passeios e viagens; se dorme no berço, solicite ao hotel ou leve um berço portátil. Evite atividades nos horários das sonecas e intercale atividades energéticas e estimulantes com atividades mais calmas durante o dia.

 

  1. Se viajar para um lugar com fuso-horário diferente, tente ficar em luz natural o máximo possível no primeiro dia e manter a rotina conforme o horário local para o melhor ajuste e sintonia do relógio biológico do bebê e de sua família.

 

  1. Prepare-se para passar as férias com dieta saudável e equilibrada para toda a família, respeitando as refeições principais e o intervalo para os lanches das crianças. Procure levar lanchinhos, como frutas, biscoito de polvilho, queijinho, água e sucos nos passeios e não esqueça da pausa para as refeições principais em viagens longas, mantendo o intervalo de tempo que a criança está acostumada a se alimentar durante o ano escolar.

 

  1. Se for viajar, solicite aos restaurantes e hotéis cadeirinhas de refeições para os bebês, o que pode facilitar a adaptação no momento das refeições. Além disso, escolha pratos que a criança está acostumada a comer, sem inovações ou muitos temperos.

 

  1. Leve uma mochilinha para o seu filho. Dessa forma, você pode carregar mamadeiras, fraldas, papinhas, lanchinhos e brinquedos em qualquer lugar com facilidade.

 

  1. Nas viagens procure levar um brinquedo ou um livro. Bebês e crianças tendem a se acalmar e se distrair com os objetos favoritos já conhecidos e isso facilita a adaptação ao local das férias.

 

  • Equipe de Pediatras Fleury Medicina e Saúde

    O Fleury Medicina e Saúde conta com uma equipe de pediatras nas unidades Fleury Kids, estruturadas especialmente para o atendimento diagnóstico ambulatorial pediátrico (0 a 12 anos) e criadas sob um conceito totalmente diferenciado para receber não só a criança que tem exames programados, mas também aquela que acabou de sair do pediatra com uma queixa aguda e que precisa de esclarecimento rápido, evitando assim ambientes hospitalares. Dentre eles, há pediatras especializados em imunização, endocrinologia, reumatologia, alergia, infectologia, entre outros para esclarecer as dúvidas das famílias em relação aos exames de seus filhos, oferecer suporte nos procedimentos, acompanhar os resultados e, em determinados casos, garantir a liberação dos laudos em um prazo reduzido, além de prestar consultoria ao pediatra da criança para que o médico solicitante consiga concluir o diagnóstico e tomar a decisão terapêutica de forma mais ágil e precisa.

Data da postagem: 19 de dezembro de 2018

Tags: , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)