Rotina sustentável: 3 atitudes para cuidar da família e do planeta


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães

Cada uma das nossas escolhas gera um impacto no meio ambiente, inclusive o que compramos e consumimos diariamente! Criar uma rotina sustentável junto com as crianças é o primeiro passo para cuidar do planeta e garantir um futuro saudável para os pequenos.

Além de optar por produtos que tenham fórmulas livres de substâncias tóxicas e poluentes ou que são compostos por materiais recicláveis e biodegradáveis, também é importante conhecer as marcas que você financia ao comprar seus produtos. Qual história da empresa que você escolheu? Como é feita a produção? E a matéria prima? Tudo importa para ter um planeta mais justo e saudável.

Reunimos 3 atitudes de consumo consciente que você pode incluir na sua rotina sustentável para preservar o planeta enquanto cuida de si, do seu lar e da sua família! 

Menos poluição

Rotina sustentável Garoa Eco - It Mãe
(Foto: Instagram / Garoa Eco)

Além da poluição da atmosfera causada pela emissão de gases, os nossos rios e mares são poluídos diariamente não apenas por resíduos e lixo, mas também por substâncias tóxicas presentes em produtos que usamos com frequência na nossa higiene pessoal ou faxina.

E, se essas toxinas fazem mal ao meio ambiente, também podem nos prejudicar, tanto a curto quanto a longo prazo. Inclusive, alguns produtos de limpeza possuem cheiros tão fortes que nem podemos usar perto das crianças ou pets! 

Pensando nisso, a Garoa Eco trabalha com fórmulas hipoalergênicas, atóxicas, neutras, biodegradáveis, de base 100% vegetal e não corrosivas. Um produto só cuida do nosso lar quando não faz mal à ninguém, inclusive para o meio ambiente que também faz parte da nossa casa.

Reutilizar e ressignificar

Rotina sustentável Circulô - It Mãe
(Foto: Instagram / Circulô)

Sem dúvida, é uma delícia comprar várias roupinhas para as kids, mas elas crescem tão rápido que acabam perdendo as roupas em questão de meses. Então, precisamos de uma nova compra para encher o armário, e assim vai… Apenas no primeiro de ano de vida, o pequeno usa cerca de 5 tamanhos diferentes!

Entretanto, a indústria têxtil é uma das principais poluentes do meio ambiente, principalmente porque consumimos tantas tendências que passam e são rapidamente substituídas. Para mudar isso, precisamos transformar nossos hábitos de consumo e aprender a reutilizar e ressignificar nossas peças.

A Circulô é uma plataforma que promove o consumo consciente e colaborativo, especialmente durante o crescimento da criança. Eles montam kits de roupas e acessórios para as diferentes fases do pequeno e, por meio de uma assinatura, você recebe novas peças mensalmente para atualizar os looks do pequeno.

Como os kits são criados com um mix entre peças modernas e atemporais, você pode compor diversos visuais cheios de estilo para o pequeno, de forma sustentável e responsável.

Materiais sustentáveis

Rotina sustentável BioBambini - It Mãe
(Foto: Instagram / BioBambini)

Na hora de renovar o guarda-roupa das crianças, é interessante apostar em marcas que usam materiais biodegradáveis e limpos, tanto para causar o menor impacto no meio ambiente quanto para garantir a saúde das crianças, já que alguns materiais sintéticos ou substâncias químicas podem causar alergias na pele sensível das kids.

A BioBambini trabalha com tecidos ecológicos e tingimento natural feito com folhas e flores para evitar a poluição da água. Além disso, a marca evita o desperdício ao máximo! Os retalhos de tecidos, por exemplo, são usados para criar acessórios como tiaras e lacinhos.

Pequenas mudanças no seu consumo e uma rotina sustentável representam impactos menores na nossa natureza e garantem que nossos pequenos possam ver toda beleza natural do planeta como vemos hoje!

SERVIÇO PARA IT MÃES

Para conferir mais produtos incríveis e eco-friendly, basta acessar as lojas virtuais das marcas: Garoa Eco, Circulô e BioBambini.

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)