Metade das mães está estressada, diz pesquisa


Malu Echeverria
por: Malu Echeverria

mulher_bebe_trabalho_stress

Problemas financeiros e cuidados com a casa estão entre os principais motivos de tensão (Foto: 123rf)

Responda rápido: se pudesse escolher um presente de Dia das Mães que não envolva dinheiro, o que você pediria? Em uma pesquisa realizada com quase 3 mil mulheres (mães com até 40 anos, com filhos de até 10 anos) pela revista Crescer, a maioria (31%) respondeu que gostaria que o companheiro e os filhos ficassem responsáveis pelo almoço ou jantar. Em segundo lugar, 23% delas disse que queria dormir até mais tarde. Receber uma massagem (16%) e ir ao salão sem pressa (12%) também estão na lista.

Com desejos tão simples, mas que nem sempre conseguimos realizar, não é de surpreender outro detalhe da pesquisa: quando questionadas sobre o nível de estresse que enfrentam no dia a dia, mais da metade das mães (54% no total) deu notas de 7 a 10. Entre os principais motivos estão: problemas financeiros (26%), cuidados com a casa (21%) e problemas no trabalho (15%). Os filhos também aparecem entre as razões , claro, com 8% — mas, curiosamente, só depois do marido/companheiro (13%). A psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), acredita que parte desse estresse é autoimposto. “A mulher normalmente tem uma dificuldade muito grande de delegar e tende a ser muito perfeccionista”, disse a especialista à revista. Alguém se identificou?

  • Malu Echeverria

    Jornalista, mãe do Gael e redatora-chefe do It Mãe. Para ela, é essencial colocar a máscara de oxigênio primeiro na gente, depois na criança

Data da postagem: 19 de Maio de 2016

Tags: , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)