4 dicas para curtir o verão na gravidez
A temporada pede roupas leves e confortáveis, especialmente na gravidez (foto: Freeimages)
Chegou o verão, época de aproveitar o sol, a praia e os dias que demoram a escurecer. Mas não sem descuidar da saúde, claro, o que tem de ser seguido à risca especialmente pelas futuras mães. Confira algumas dicas para curtir a temporada sem problemas.
Protetor solar sempre!
Para começar, como alguns hormônios da gestação aumentam a produção de melanina (pigmento responsável pela coloração da pele), a exposição solar em excesso ou em horários inadequados pode causar manchas, os chamados melasmas gravídicos. O mais indicado é aquele sol do início da manhã ou do final da tarde, sempre com protetor solar (de preferência com FPS acima de 50) e de chapéu. Mesmo em outros horários, para caminhar na praia e andar ao ar livre, não dá para sair de casa sem ele!
Passe longe das muvucas
A exposição demasiada ao calor também pode fazer com que a pressão da grávida sofra uma queda brusca, o que pode diminuir o fluxo sanguíneo da placenta, prejudicando o bebê. Acontece que, também por conta das mudanças hormonais, o metabolismo da mulher fica mais acelerado na gravidez e a temperatura corporal aumenta. Uma saída para evitar o calor é passar longe de lugares aglomerados. Prefira locais arejados e com boa refrigeração, seja por ar-condicionado ou natural. Além disso, use roupas bem soltinhas e de tecidos leves (como malha e algodão).
Mantenha o corpo hidratado, por dentro e por fora
Uma hidratação adequada também é muito bem-vinda, tanto por dentro quanto por fora, já que a grávida pode perder líquidos com mais facilidade no calor. Beba de dois a três litros de água por dia, além de sucos e chás naturais. Para a pele, a recomendação é usar hidratante todos os dias, principalmente após o banho, e tomar uma ducha de água doce depois de aproveitar um banho de mar.
Pés para cima
Com as temperaturas elevadas, também é comum as grávidas soferem com inchaços, principalmente nas pernas e pés. Sempre que possível, eleve as pernas a 45 graus por alguns minutos. A drenagem linfática também combate a retenção de líquidos, mas só pode ser feita a partir do segundo trimestre e com a liberação do obstetra, ok?