Ecoturismo com crianças? É possível, sim!


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

Fazer trilhas, ficar em contato com a natureza, tomar banho de cachoeira, ver bichos em seu habitat natural… Desde que as crianças nasceram, as viagens de ecoturismo que meu marido e eu fazíamos ficaram suspensas. Pelo simples fato de não parecer uma boa ideia encarar um passeio na mata com uma criança de 2 anos a tiracolo. Mas como o nosso espírito de aventura continua lá, esperando uma brecha, resolvi ir atrás de alternativas para poder curtir um destino que propicie contato com a natureza, mas que também seja bem viável para crianças (ou as férias viram um stress completo). Foi então que fui conversar com o Giancarlo Valias, sócio-diretor da Venturas (www.venturas.com.br / tel. (11) 3872-0362), que ganhou o prêmio da revista Viagem & Turismo de melhor operadora de ecoturismo de 2012/2013. Gian também é pai do Gabriel, 6 anos, e do Guilherme, 3 anos. E me contou que já foi para a Amazônia (Gabriel com 3 anos; Guilherme na barriga!), Península de Maraú (Gabriel com 2 anos) e Jericoacoara (Gabriel com 5 anos; Guilherme com 2) com os meninos! Me disse também que é possível ir para esses e outros destinos mais roots, desde que você curta esse tipo de viagem (claro!!), escolha o hotel certo (com conforto e serviços necessários para famílias com crianças), faça uma programação que entretenha os pequenos e não lote o dia de atividades – afinal, crianças têm outro ritmo e precisam descansar, tirar uma soneca… Fiquei animada e pedi para que ele sugerisse os destinos no Brasil que considera viáveis com crianças. Ele fez uma ficha de cada um com idade em que elas estão liberadas, hotel recomendado, passeios baby e kids friendly… Dá uma olhada!

Destino FLORESTA AMAZÔNICA/ AMAZÔNIA

Gabriel, filho do Gian, na Floresta dos Macacos, na Amazônia (foto: arquivo pessoal)

Hotel Amazon Ecopark

Por que esse hotel é legal para crianças? Ele fica na selva, mas só a 30 minutos de Manaus. Isso faz o traslado ser menos cansativo para os pequenos – e se você precisar de algo que só encontra numa área urbana, a cidade grande não está tão longe. Diferentemente dos outros hotéis de selva (ou jungle lodge, se você preferir in english), esse tem uma maior área em terra firme, com gramado para correr e brincar… Além disso, tem uma praia de rio privativa. Há também piscinas naturais. Ou seja, dá para curtir o hotel e entreter as crianças quando não há passeios agendados. Mosquitos? A região em que fica o hotel não tem, graças à acidez do rio Negro que não permite que as larvas se proliferem. Dica: na hora de fazer a reserva, peça para ficar em um dos quartos maiores (em hotéis de selva eles não costumam ser muito espaçosos)

Com quantos anos é melhor? A partir de 3 anos

Quando ir? Abril a Novembro

Diversão com crianças A Floresta dos Macacos, projeto do Ecopark de reintegração de macacos na floresta, permite um contato muito próximo das crianças com os animais em seu ambiente natural. O melhor: fica a 5 minutos do hotel, numa travessia tranquila de barco. As crianças saem encantadas! Também vale a visitar o Zoo do hotel Tropical de Manaus.

Para saber mais ou fazer a sua reserva no Hotel Amazon Ecopark, clique aqui.

Destino PENÍNSULA DE MARAÚ/ BAHIA

A pousada Lagoa do Cassange, na Península de Maraú, tem uma área ampla para brincar. E o mar é calminho, calminho (foto: arquivo pessoal)

Hotel Pousada Lagoa do Cassange

Por que esse hotel é legal para crianças? Tem um amplo espaço para deixar seu filho solto e playground. Dá para fazer um passeio bem tranquilo de caiaque na lagoa e a equipe do hotel está muito acostumada a atender e entender as crianças. Além disso, o movimento na praia, é basicamente de hóspedes da pousada. Outra vantagem é que os quartos são chalés isolados uns dos outros. Então, além de garantirem a privacidade, eventuais choros na madrugada não vão incomodar os outros hóspedes! Importante saber: os quartos não têm tevê – o que é ótimo para os pequenos tirarem férias do Discovery Kids e do Disney Channel (mas vale levar um mini DVD para filminhos, né?)

Com quantos anos é melhor? A partir de 1 ano

Quando ir? Setembro a Maio

Diversão com crianças Na área da pousada, existe uma Escola Comunitária voltada para alfabetização das crianças locais, que são companheiras para as brincadeiras fora do horário de aula. Se o seu filho já tem alguma intimidade com o mergulho, as piscinas naturais de Taipus de Fora são um bom lugar de iniciação a flutuação com mascara e snorkel. Ali há áreas rasas e com grande quantidade de peixes e vida marinha.

Para saber mais ou fazer a sua reserva na Pousada Lagoa do Cassange, clique aqui.

Destino CHAPADA DIAMANTINA/ BAHIA

Os passeios nos arredores de Lençóis, na Chapada Diamantina, são kids friendly, sim (foto: divulgação)

Hotel de Lençóis

Por que esse hotel é legal para crianças? Tem playground, os quartos amplos (o que é ótimo para poder organizar as coisas do seu filho, separar um espaço para trocar fraldas, se for caso…). E também há um piscina que sempre é garantia de diversão quando quiserem dar um tempo dos passeios.

Com quantos anos é melhor? A partir de 3 anos

Quando ir? O ano todo

Diversão com crianças Nos arredores de Lençóis, os deslocamentos são menores e as caminhadas são mais leves. Vale ir com eles ao Ribeirão do Meio, ao Salão de Areia, ao Poço do Diabo e à Gruta do Pratinha (dá para colocar um colete salva-vidas e ficar brincando na água ou dar uma voltinha de caiaque). Os passeios não apresentam grandes restrições, portanto é uma ótima oportunidade para a criança conhecer ambientes naturais muito diversificados (rios, grutas, cachoeiras, pantanal, poços). Também vale falar da cidade de Lençóis, que é uma graça, gostosa de passear com as crianças no fim do dia. E também cheia de restaurantes com uma comida de primeira. E todo lugar tem arroz, feijão, legumes, peixe…

Para saber mais ou fazer a sua reserva no Hotel de Lençóis, clique aqui.

Destino JERICOACOARA / CEARÁ

Ver o sol se pôr no mar. Programa clássico em Jeri para todas as idades (foto: arquivo pessoal)

Hotel My Blue

Por que esse hotel é legal para crianças? Também tem quartos amplos. E o restaurante traz um menu com pratos infantis. A localização próxima ao centro da Vila é uma mão na roda para poder sair a pé com os filhotes quando o sol se põe. Para completar, é muito charmoso e confortável.

Com quantos anos é melhor? A partir de 2 anos

Quando ir? Ano todo

Diversão com crianças A praça da Vila de Jeri é um ponto de encontro de crianças (moradores e turistas) e brincadeiras das “antigas” como pique esconde, corda e pega-pega, rolam soltas. Os passeios mais típicos, Lagoa do Paraíso e Lagoa Azul,  também são muito tranquilos para os pequenos, que podem brincar na água sem correnteza.

Dica importante: O mais difícil da viagem é chegar a Jeri. Normalmente, os turistas vão de jardineira (um caminhão com bancos no melhor estilo pau-de-arara) numa parte de percurso. Como não é nada confortável para crianças, descarte essa possibilidade. O ideal é fazer um traslado privativo em um carro 4×4.

Para saber mais ou fazer a sua reserva no Hotel My Blue, clique aqui.

Destino FERNANDO DE NORONHA / PERNAMBUCO

A melhor época para ir a Noronha com crianças é de julho a dezembro, quando as praias do mar de dentro estão assim: uma piscina (foto: divulgação)

Hotel Pousada do Vale

Por que esse hotel é legal para crianças? Tem um ótimo custo/benefício para que vai com crianças (é confortável e não é das mais caras da ilha) e uma localização estratégica, perto das praias que são mais propícias para levar os pequenos, como a do Cachorro e a Conceição. Também está perto do centrinho. Mas ainda assim vale a pena alugar um bugue para explorar a ilha (as crianças adoram, pois acham que estão num carrinho de brinquedo gigante!). O hotel ainda tem uma área verde (aliás, tem o maior terreno da ilha) , com gramado, em que as crianças podem brincar. Para completar, serve um café da tarde ótimo para alimentar os pequenos no meio do dia.

Com quantos anos é melhor? A partir de 3 anos

Quando ir? Julho a Dezembro

Diversão com crianças Noronha é um paraíso o ano todo, mas, para os pequenos, o ideal é quando as praias do “Mar de dentro” estão mais calmas. A praia da Conceição se torna uma piscina e possui um bar com refeições e chuveiro de agua doce, coisa rara na ilha. Também não deixe de ir ao restaurante Mergulhão, no porto.  Você fica em tendas e senta em almofadas no chão. As crianças amam!

Para saber mais ou fazer a sua reserva na Pousada do Vale, clique aqui.

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)